Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Pão de Cebola e Noz



Por cá parece que o Verão já acabou, não que tenhamos tido temperaturas altas que fizessem lembrar os Verões do nosso Portugalito, mas sempre dava para enganar a saudade... Nesta última semana tem estado um tempo péssimo, muita muita chuva e as 24 horas de luz começam a encolher a um ritmo visível... Começo a ficar preguiçosa, a ter mais pachorra para ter o forno sempre ligado a produzir coisinhas boas, que nos reconfortam e nos animam os dias... 
Hoje deixo-vos uma sugestão de um pão super saboroso com uma textura óptima e com uma combinação, que eu diria não muito usual...
A receita foi retirada do meu manual, companheiro de trabalho, 'The professional pastry chef' de Bo Friberg, é um livro técnico, muito bom; maçudo, com informação detalhada para uma vertente mais profissional.

Para 2 pães
Ingredientes
55gr de cebola picada
1 c.sopa de azeite virgem
22gr de fermento de padeiro
300ml de leite a 46ºC (temperatura favorável à multiplicação das leveduras presentes no fermento)
1 c.sopa de açúcar
1 c.sopa de sal fino
60ml azeite
455gr de farinha de trigo para pão 
55gr nozes picadas grosseiramente

2 cestos para tender, Bannetons a massa, taças de barro terão o mesmo efeito



Faz-se assim
Numa sertã, saltear a cebola com uma colher de sopa de azeite até ficar douradinha. Reservar.
Numa taça de vidro dissolver o fermento no leite morno. Adicionar o açúcar, sal e o restante azeite.
Transferir para o robot de cozinha (usando o gancho), adicionar metade da farinha até que fique bem incorporada, adicionar as nozes e cebola salteada.
Ir adicionando mais farinha até obter uma massa firme, continuar a amassar até que a estrutura da massa comece a ficar mais elástica e macia (poderá levar cerca de 10 minutos).
Transferir a massa para uma taça untada com azeite, cobrir com um plástico e deixar levedar em local quente, até que duplique de volume.
Se estiveres a usar os cestos ou bannetons, ou mesmo até as taças de barro, polvilhar muito bem o seu interior com farinha..

Dividir a massa em duas partes iguais, amassar com as mãos em movimentos circulares até formar duas bolas. Colocar a massa nos cesto/taças, sendo que a parte lisa deverá ficar virada para baixo. 
Cobrir com um plástico e deixar tender até que o seu volume duplique.

Pré aquecer o forno 220ºC, preparar um tacho com água a ferver. Colocar no forno 2 tabuleiros, um será onde o pão irá ser cozido e o outro colocado abaixo será para fazer o efeito do vapor com a àgua a ferver...

Polvilhar a massa ainda dentro dos cestos, inverter a massa sobre o tabuleiro quente. (atenção o cestos obviamente não vão ao forno)
Colocar a água a ferver no tabuleiro inferior e fechar a porta do forno de imediato.

Baixar a temperatura do forno para 200ºC, cozer por 30-35 minutos. 

E já está, é só desfrutar com uma bela manteiguinha :P

5 comentários:

Sandra Reis disse...

Olá
Sou vegetariana, vi suas receitas no site "Receitas na Rede" e fiquei curiosa em te conhecer. Achei suas receitas deliciosas e a produção do blog lindíssima.
Também tenho um blog e ficarei feliz em te receber lá
http://massalanovamente.blogspot.com/
beijos

São Ribeiro disse...

ADOREI ESTE PÃO FICOU FANTÁSTICO.
BJS

a disse...

Olá!
Vim retribuir a visita pela minha cozinha, adorei conhecer o blog, está repleto de receitas fantásticas! Este pãozinho ficou simplesmente uma tentação, bem que me servia de uma boa fatia agora...
Volta sempre!!
Um beijinho
Sandra

Sabor em Si disse...

Cheguei ao teu blog e já me encantei com esse pão divino!
Já estou a te seguir. Quando puder faça-me uma visita terei o maior prazer em recebê-la.
Muitos bjinhos e uma bela semana

Pami Sami disse...

Bem haja a todas :) Passem sempre :)