Por cá parece que o Verão já acabou, não que tenhamos tido temperaturas altas que fizessem lembrar os Verões do nosso Portugalito, mas sempre dava para enganar a saudade... Nesta última semana tem estado um tempo péssimo, muita muita chuva e as 24 horas de luz começam a encolher a um ritmo visível... Começo a ficar preguiçosa, a ter mais pachorra para ter o forno sempre ligado a produzir coisinhas boas, que nos reconfortam e nos animam os dias...
Hoje deixo-vos uma sugestão de um pão super saboroso com uma textura óptima e com uma combinação, que eu diria não muito usual...
A receita foi retirada do meu manual, companheiro de trabalho, 'The professional pastry chef' de Bo Friberg, é um livro técnico, muito bom; maçudo, com informação detalhada para uma vertente mais profissional.
Para 2 pães
Ingredientes
55gr de cebola picada
1 c.sopa de azeite virgem
22gr de fermento de padeiro
300ml de leite a 46ºC (temperatura favorável à multiplicação das leveduras presentes no fermento)
1 c.sopa de açúcar
1 c.sopa de sal fino
60ml azeite
455gr de farinha de trigo para pão
55gr nozes picadas grosseiramente
2 cestos para tender, Bannetons a massa, taças de barro terão o mesmo efeito
Faz-se assim
Numa sertã, saltear a cebola com uma colher de sopa de azeite até ficar douradinha. Reservar.
Numa taça de vidro dissolver o fermento no leite morno. Adicionar o açúcar, sal e o restante azeite.
Transferir para o robot de cozinha (usando o gancho), adicionar metade da farinha até que fique bem incorporada, adicionar as nozes e cebola salteada.
Ir adicionando mais farinha até obter uma massa firme, continuar a amassar até que a estrutura da massa comece a ficar mais elástica e macia (poderá levar cerca de 10 minutos).
Transferir a massa para uma taça untada com azeite, cobrir com um plástico e deixar levedar em local quente, até que duplique de volume.
Se estiveres a usar os cestos ou bannetons, ou mesmo até as taças de barro, polvilhar muito bem o seu interior com farinha..
Dividir a massa em duas partes iguais, amassar com as mãos em movimentos circulares até formar duas bolas. Colocar a massa nos cesto/taças, sendo que a parte lisa deverá ficar virada para baixo.
Cobrir com um plástico e deixar tender até que o seu volume duplique.
Pré aquecer o forno 220ºC, preparar um tacho com água a ferver. Colocar no forno 2 tabuleiros, um será onde o pão irá ser cozido e o outro colocado abaixo será para fazer o efeito do vapor com a àgua a ferver...
Polvilhar a massa ainda dentro dos cestos, inverter a massa sobre o tabuleiro quente. (atenção o cestos obviamente não vão ao forno)
Colocar a água a ferver no tabuleiro inferior e fechar a porta do forno de imediato.
Baixar a temperatura do forno para 200ºC, cozer por 30-35 minutos.
5 comentários:
Olá
Sou vegetariana, vi suas receitas no site "Receitas na Rede" e fiquei curiosa em te conhecer. Achei suas receitas deliciosas e a produção do blog lindíssima.
Também tenho um blog e ficarei feliz em te receber lá
http://massalanovamente.blogspot.com/
beijos
ADOREI ESTE PÃO FICOU FANTÁSTICO.
BJS
Olá!
Vim retribuir a visita pela minha cozinha, adorei conhecer o blog, está repleto de receitas fantásticas! Este pãozinho ficou simplesmente uma tentação, bem que me servia de uma boa fatia agora...
Volta sempre!!
Um beijinho
Sandra
Cheguei ao teu blog e já me encantei com esse pão divino!
Já estou a te seguir. Quando puder faça-me uma visita terei o maior prazer em recebê-la.
Muitos bjinhos e uma bela semana
Bem haja a todas :) Passem sempre :)
Enviar um comentário