Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Souflê de Ruibarbo I


Olá em tons rosa :)
Por cá o Ruibarbo continua a iluminar a minha cozinha :)
Ainda tenho um grande stock, já fiz compota e outras coisas pequeninas; mas continuo a explorar a versatilidade deste vegetal tão charmoso... 
Pois é, já fomos colher Ruibarbo à tal Quinta, e foi assim uma aventura na Selva Ruibarbica, deparei-me com plantas gigantescas como nunca tinha visto, com folhas enormíssimas, os caules esses, alguns até metiam medo, tão grossos e robustos e ao mesmo tempo tão belos e delicados! O pior disto tudo é que temos resmas e resmas de ruibarbo para lavar e cortar lá na pastelaria... Enfim, não há bela sem senão ;)

Hoje trago-vos uma receita de Souflê super simples e fácil! Ora vejam:

Ingredientes
Para 4 forminhas de 100ml

55gr açúcar fino
80gr ruibarbo
1 c.sopa de água
2 claras de ovo
1 c.sopa açúcar de confeiteiro


Modo de preparo
- Pré aquecer o forno a 220ºC; com óleo inodoro untar 4 forminhas refractárias de 100ml cada, polvilhar o seu interior com açúcar (se as vossas forminhas forem maiores é só duplicar a receita).
- Cortar o ruibarbo em tiras fininhas, colocar numa caçarola juntamente com 1 c.sopa de água e 1 c.sopa de açúcar. Deixar a cozer em lume brando até ficar desfeito.Transferir para uma taça de vidro e reservar.
-  Bater as claras em castelo; assim que estas comecem a ficar firmes adicionar o açúcar muito lentamente sem parar de bater ( pois só assim teremos a certeza que o açúcar fica bem incorporado) até obter um merengue firme.
- Juntar uma pequena parte do merengue ao ruibarbo, e incorporar muito bem; adicionar o resto, mas desta vez envolvendo muito suavemente.
- Dividir pelas 4 forminhas. Colocar no forno, tendo atenção para não deixar a porta do forno muito tempo aberta; reduzir a temperatura para 200ºC.
- Cozer 10-12 minutos. Servir morno polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Nota: Inicialmente, ao aquecer o forno dá-se uma margem de + 20ºC, pois só assim teremos a certeza que os nossos soufles irão cozer à temperatura certa. Há sempre perdas de calor ao abrir o forno e desta forma já nos estamos a precaver! É uma dica importante para ter um belo souflê, bem crescidinho!

3 comentários:

CRIKA disse...

Olá!!! Adorei esse Souflê, e nesses copinhos ficaram muito charmosos!!! Seu blog está cheio de receitas deliciosas, parabéns!!! Estarei sempre por aqui!!! Bjks

Sanda Vuckovic Pagaimo disse...

Por aqui tb :-)Adoro o ruibarbo e nesta altura aproveito para fazer tudo com ruibarbo..claro.Soufle pareçe delicioso.

Catarina disse...

Que bom! Será que é fácil cultivar ruibarbo? Tenho de ver se consigo... Beijinhos