Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Churros, sejam eles Espanhóis ou Portuguêses...


[Antenção: A última vez que fiz churros, tive a infelicidade de sofrer um acidente doméstico. Um dos churros explodiu-me na cara, e tive de receber tratamento hospitalar... Felizmente as cicatrizes sararam e o meu olho recuperou! Quero com isto dizer: fritar é uma actividade perigosa! Tomem medidas preventivas, usem sempre uma rede protectora e não coloquem a face perto do pote da fritura!!
Os churros são e continuam a ser uma das minhas goluseimas perferidas, tenho é muito cuidado quando chega a hora de fritar! (actualizado em Abril 2012)]


A semana bastante foi agitada no trabalho, lentamente começam as preparações para o Natal, testam-se receitas; inventam-se coisas novas; dão-se nós e nós à imaginação em busca de algo único, genial... Mas quanto a isso vou dando mais notícias...

O fim de semana também ele está a ser bastante preenchido com a conferencia sobre a Educação Waldorf , a decorrer aqui na vila. É um tema muito interessante, e aconselho vivamente a lerem sobre o assunto... 

Enfim, tanta coisa à minha volta, e eu cheia de desejos de comer algo assim doce, rápido, simples que me satisfizesse e que me desse energia; assim uma injecçãozinha de açúcar... (risos)
Lembrei-me dos churros! Bem dita a hora! Ficaram deliciosos, crocantes, e até me arrependi por só ter feito metade da receita... (risos)

A receita é do livro 'Bread' da coleção River Cotage Hanbooks.

Para 4 pessoas, ou para 2 gulosas ;)



Ingredientes
300gr de farinha de trigo
1 c.c. fermento em pó
pitada de sal
375ml de água a ferver
Óleo para fritar
Açúcar e canela para cobrir

Faz-se assim
- Numa taça misturam-se todos os ingredientes secos. 
- Verter a água a ferver sobre os ingredientes secos, misturar energicamente com a ajuda de uma colher de pau até obter uma massa macia. 
- Transferir para uma caçarola anti-aderente e cozinhar por alguns minutos; mexer sempre até que a massa se desagarre das paredes da caçarola.
- Retirar do lume, cobrir com um pano e deixar repousar 30 minutos.

- Aquecer o óleo numa frigideira larga.
- Colocar a massa num saco de pasteleiro com um bico em estrela/ roseta.
- Com cuidado formar os churros e deixa-los cair directamente o no óleo bem quente. 
- Fritar durante alguns segundos, ou até que eles fiquem assim com arzinho apetitosamente dourado. Retirar com uma escumadeira e deixar alguns segundos sobre papel de cozinha absorvente, para retirar o excesso de gordura.
- Passar por açúcar misturado com canela e já está! Deliciem-se enquanto eles estão assim quentinhos!

Bom resto de fim de semana!

10 comentários:

são33 disse...

FICARAM TÃO LINDOS E PERFEITOS.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Cozinha Tricolor disse...

Gostei da sugestão. Não sou muito fã de farturas, mas os churros por serem em tamanho mini já me agradam. Vou ter de experimentar.

anasbageri disse...

Já me ri contigo, tb dou as receitas para pessoas/gulosos.
Lindas lindas as tuas fotos de hoje.

bjs e bom Domingo

Mónica disse...

Ficaram bem douradinhos os teus churros :) eu adoro!

Beijinho

As fotos estão lindíssimas :)

Sandra Batista disse...

Adoroooo churros, ficaram maravilhosos!
Beijinhos

Romy disse...

Eu adoro churros... farturas e afins :-)
São uma tentação, é pena engordar tanto :-/

Bjoks e bom fim de semana

Vânia Costa disse...

Adoro churros! Sou louca pela sua crocância da fritura, o sabor da massa, o açúcar a cair a cada dentada!

Excelentes fotos, estou encantada!

Obrigada por teres passado no meu blog e me teres dado a conhecer este teu blog tão interessante!

Beijinho*

Helena disse...

São fritos pecaminosos, mas tão deliciosos! O aspecto é perfeito.

paula MARIANA disse...

Hummmm gosto tanto,ficaram lindos os teus churros

beijinhos!!

Gisela disse...

Perfeitos estes churros. A minha filha anda a pedir à imenso tempo, tenho que ceder um dia destes.
Obrigada pela visita ao Pão e Beldroegas, e parabéns pelo seu blog, gostei imenso de conhecer e vou voltar.
Um beijinho