Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Convidei para jantar Realizadores de cinema.. Apanhado final





Olá a todos, antes de mais um enormíssimo obrigado pelas vossas carinhosas participações, e pelo vosso empenho extra na preparação das vossas ementas sem carne! 
Foi um prazer ter recebido o desafio Convidei para Jantar aqui na minha casa, e é uma enorme satisfação ter-vos aqui, a vós, nesta festa final! 
Foi muito enriquecedora toda esta maravilhosa partilha de histórias e experiências, e adorei igualmente conhecer-vos um bocadinho mais...


Bem haja por tudo!


Agora as participações, por ordem de chegada,


A minha participação, com o Mr. Tim Burton podem rever aqui.





A Su, do Suvelle Cuisine, convidou o aclamado Francis Ford Coppola, e serviu um luxuoso Parfait Vermelho; mesmo a condizer com o faustoso vestido usado por Mina, uma das suas personagens centrais do seu célebre  Drácula de Bram Stoker.








Nicole, do jovem blog Comida e Lomos, teve à sua mesa o Robert Stevenson, um importante colaborador da Walt Disney; vivamente lembrado pelo clássico Marry Poppins.A Nicole, recebeu o seu convidado com uma magnifica versão vegetariana do 'chicken pot pie'.




A Ilidia, do blog Acre e Doce, num acto de bravura, convidou o mítico mestre do suspense, Alfred Hitchcock. No jantar foi servido não pássaro assado (hehe), mas sim uma bela Quiche Lorraine, facilmente adaptavél para versões vegetarianas.


O convidado da Guida, do blog Panela sem (de)pressão (só agora vos confesso, mas adoro este trocadilho), não chegou a cavalo, mas bem o poderia ter feito; o veterano Clint Eastwood, foi convidado a jantar entre outras iguarias, umas tradicionais Ameijoas Alentejanas; comidas de maneira tradicional, à mão!




A Manuela Maia, do blog A Minha Cozinha das Cores, teve à sua mesa o cineasta Italiano Nanni Moretti, que divide a sua paixão entre o cinema e o Polo aquático. Os seus trabalhos, por fugirem às luzes holywoodescas, tornam-se mais genuínos, e mais autênticos. Um autor que vale a pena descobrir. Ao jantar foi servido uma deliciosa Lasanha de cenoura e abóbora com pesto.









A Mané do Blog O Bolo da Tia Rosa, teve uma experiência traumática com o seu convidado, mas mesmo assim encheu-se de coragem e trouxe à sua mesa, um grande mestre do suspense, Brian de Palma; que foi calorosamente recebido com um Rolo de Peixe e courgette.

'Viciante', do blog As Ementas lá de Casa, teve também à sua mesa o mestre Tim Bourton, mas parece que a escolha não foi fácil! A ementa escolhida foi um tentador Souflê de Cogumelos


A Patrícia chega-nos do blog Food with a Meaning, e convidou o surrealista David Lynch, Tiveram um inicio de jantar atribulado digno de um dos efeitos especiais dos filmes deste cineasta! Foi servido como aperitivo um mais que perfeito Bloody Mary.                                                                              

A Susana, do blog Belinha da Ilha, convidou até aos Açores o aplaudido James Cameron, o Sr. do grande cinema da actualidade; e também provavelmente o responsável pela maior choradeira sincronizada da história do cinema, com Titanic (risos, não me levem a mal, também me fartei de chorar!) A Susana fez as delicias do seu convidado com uma Torta de beterraba assada, digna de Hollywood; e uma Vibrante salada de Beterraba crua.


A nossa querida mentora do Convidei para jantar, a Ana do Anasbageri, após alguma indecisão, acabou por convidar o inglês Ridley Scott. Prestigiado autor da saga Alien e do futurista Blade Runner. 
Para o jantar a Ana serviu um requintado  Couscous de Couve-flor com Pesto de Hortelã e Nozes.



Carla, do blog Cozinha em Cozinha passando pela Minha, teve à sua mesa o excêntrico Pedro Almodôvar. É também ele um dos meus cineastas de eleição,   e Carla faz destacar o 'Mulheres à beira de um ataque de nervos', mas cada filme é uma descoberta... Ao jantar a Carla serviu um Gaspacho diferente, com uma cor lindíssima!






A querida Ginja, do blog Ananás e Hortelã, teve em sua casa, não um realizador mas sim UMA realizadora! A talentosa e delicada Sofia Coppola. 
O jantar animado com muita conversa à mistura, foi constituído por um  voluptuoso Risotto Selvagem de legumes




A Liliana, do Sabores com História,  teve a honra de receber em sua casa O grande cineasta Português, Manuel de Oliveira! Personalidade que a marcou desde cedo, ainda remontando aos seus tempos de escola. Para o jantar a Liliana preparou um prato com sabor a mar, Arroz de Tamboril.






O blog Frango do Campo, (desculpa pois inda não sei o teu nome) convidou, como ela descreve, 'um realizador com cara de mau, mas com voz doce', Quentin Tarantino! Tarararara tarararara!... Uma grande escolha, pois quem não se lembra do mítico Pulp Fiction? Ou da saga Kill Bill? 
No jantar não houveram peripécias, pois a deliciosa Tarte de cogumelos e alho francês servida, não deixou espaço para aventuras! 




A Marmita, teve à sua mesa o brilhante Alejandro González Iñárritu! Um talentoso cineasta mexicano, com a capacidade de mexer connosco bem cá dentro! Os seus filmes intensos, mostram a verdadeira faceta humana...
O jantar foi um Tofu com agriões, que me deixou com água na boca!



Nita, do blog 1/2 Torradinha e um pingo, trouxe à sua casa Michael Gondry. Para além de trabalhar músicos conhecidos da actualidade, Gondry possui também excelentes filmes no seu reportório; como o Eternal Sunshine of the Spotless Mind, ou mesmo La science des rêves (Um dos meus filmes preferidos!)
O convidado foi deleitado com uma original Lasanha Ratatuille.



Maria, do blog Oficina das Papitas, teve um convidado Asiático à sua mesa. 
賈樟柯 ( Jia Zhang-ke). Desconhecia este cineasta; mas é impressionante reconhecer o impacto que alguns filmes podem ter nas nossas vidas, fazendo mudar a nossa visão perante o mundo...
A Maria serviu ao seu convidado uma refeição em tons Mediterrânicos:
Ervilhas Frescas com Tau fu e Cogumelos, Aromatizado com Hortelã da Ribeira.



A Alice do Alice na Cozinha Maravilha, convidou para jantar o Señor Guillermo del Toro, uma figura imponente, e extremamente imaginativa.
Certamente se recordam do Hellboy e Espiñazo del Diablo entre outros, e tenho de destacar o Labirinto del fauno (dos meus filmes preferidos!) 
Embalado pelas histórias de encantar assim decorreu o jantar, onde a Alice serviu um vibrante Risotto de Beterraba.



Goreti, do blog Coisas da Go, convidou o Sr. do Sr. dos Aneis, o aplaudido Peter Jackson!
Melhor dizendo, a Goreti, juntou-se ao cineasta e às suas personagens, na jornada para destruir o anel! Como a aventura seria longa e demorada, a Goreti preparou para o caminho um reforçado Salame de chocolate!



Cristina, do blog Come Chocolates Pequena, deliciou-nos com mais um bela narrativa, tendo como pretexto o convite do cineasta Giuseppe Tornatore.
Cinema Paradiso, Maléna, Lenda de 1900, são apenas alguns dos títulos que fizerem o nome deste artista prosperar!
E porque era de amor que se falava, Cristina serviu uns Suspiros de morango, que fazem qualquer um suspirar...



A Helena, do blog Tentações sobre a mesa, um dos realizadores que recordo desde de sempre, o galardoado Steven Spielberg. Os projectos que realizou, já se perdem de vista, com sucessos atrás de sucessos. Este Homem, é uma máquina do cinema!
A Helena surpreendeu o seu convidado com um repasto saudável, bem diferentes da rotina das fast foods Americanas; uma aromática Bruschetta de Tomate e Manjerição; um vistoso Salteado Misto de Legumes no Wok, e um saboroso Tofu no Barro com Tomates e Feijão Azuki.






A Babette, do blog A Festa de Babette, teve a honra de ter à sua mesa um dos maiores realizadores de cinema de sempre! Woody Allen, uma figura arrojada da sétima arte. 
Para o jantar a Babette preparou cuidadosamente uma Tarte a relembrar uma pizza.


A Vera, do Hoje para jantar..., convidou alguém que tem enchido o imaginário de pequenos e graúdos :) O fabuloso Andrew Stanton, um precioso colaborador da Disney pixar.
O trajecto até casa da Vera foi uma verdadeira aventura, mas o jantar, esse foi mais sossegado, ao sabor de uma saudável e original sobremesa de Quinoa com morangos


A Moira, da Tertúlia de Sabores, presenteou-nos com uma bela homenagem ao cinema Português, muitas vezes esquecido, ou mal compreendido. Desta forma a Moira convidou todos os nosso realizadores nacionais que de alguma forma não são devidamente valorizados.
No jantar, para sobremesa serviu um cremoso Pudim de ovos com leite de coco


Cacahuete, do blog Muito, muito açúcar com um pouco de sal, trouxe também à sua mesa o mestre Hitchcock, que parecia estar perdido no meio da tempestade... Ao jantar, Cacahuete presenteou-o com uma Sopa de cebola divinal!


E por último, Ondina, do Coentros e Rabanetes, recebeu inesperadamente em sua casa o Quentin Tarantino, que alegou ter vindo atrás de boa comida ;)
A Ondina serviu um jantar com aromas mexicanos, Panquecas salgadas, bem vistosas!

E é assim que termina a nossa festa! Espero não me ter esquecido de ninguém!
O Convidei para Jantar despede-se assim, e vai até à casa da Carla, do blog De Cozinha em Cozinha passando pela Minha

13 comentários:

anasbageri disse...

Pami,
Obrigada por este mês tão especial, e obrigada a todos os que mais uma vez participaram.
Ainda me faltam ver algumas participaçoes, mas agora vou já direitinha a casa da Carla ver se já há novidades.

bjs (hoje é feriado aí? aqui estamos de mini-férias =D )

Anónimo disse...

Jesus... estão todos tão lindos os pratos! Aquela sobremesa de morangos é de ficar de água na boca... e os nossos morangos já estão bem madurinhos... vem mesmo a calhar! :)

Jane

Susana disse...

Olá Pammi, quero dar-te os parabens por teres sido uma excelente anfitriã :) Senti-me em casa, na tua casa :)E foi um prazer participar, mais uma vez, neste passatempo que cada vez mais está a crescer.

Beijinhos e votos de um excelente fim de semana ;)

Ondina Maria disse...

Tantas participações e tão boas!!!!! Fiquei com vontade de provar um pouco de tudo :)
E a seguir rebolo em vez de andar, lol!!!!!

Marmita disse...

Adorei o tem Pami e as palavras.. este desafio mexe mesmo com uma pessoa :) Estou pronta para o próximo tema :) beijo

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Parabéns Pami, foi um desafio e tanto, é bom ver que conseguiste reunir muito bons realizadores e excelentes receitas. Agora vou espreitar o desafio da Carla :)
Beijo

De cozinha em cozinha disse...

Pami,
Adorei ter participado em mais uma edição do Convidei para Jantar. Já tenho pelo menos uma duzia de filmes para a crescentar à minha cinemateca. As participações foram todas excelentes, dignas de uma passadeira vermelha.
Beijinhos

Maria disse...

Obrigada Pami por me teres acolhido em tua casa. Gostei muito do tema, e de todas as participações. E agora vou bater à porta da Carla.
Beijinhos e mais uma vez obrigada.
Maria

Inês Ginja disse...

Adorei o tema Pammy e adorei ter participado mais uma vez.
Só coisas boas e convidados brilhantes! :)
Que venha o próximo!

Manuela Maia disse...

Parabéns e obrigado por nos receber nesta deliciosa aventura dedicada à sétima arte. Tantos e tão excelentes convidados para as melhores refeições. Beij
MM

Alice disse...

Mais uma edição maravilhosa!!
Adorei o tema Pami, a começar logo pelo teu convidado e depois pelo desfile de jantares magníficos que se seguiram!! Excelentes participações, já estou curiosa para ver qual o próximo tema!!:)
Beijocas:)

Vera Ferraz disse...

Parabéns pelo enorme sucesso e adesão desta tua edição do Convidei para jantar da Anabagerie!!
Parabéns a vocês e a todas as excelentes participações!!!

Nita disse...

Pami Sami, obrigada pela hospitalidade, és uma excelente anfitriã!
Adorei o tema, ou não fosse eu uma obcecada pela 7ª arte . Gostei ainda mais do facto de pedires uma participação verde ou perto disso.
Parabéns a todos pelas participações, que além de inspirarem a minha cozinha , deram-me uma lista de verdadeira arte para ver (ou rever :)).
Beijinhos e encontramo-nos na cozinha da Carla.