Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bolo de pastinaca, um resultado surpreendente!



Pastinaca, chirivia, cherovia, parsnip em inglês... é um parente da nossa conhecida cenoura.
De cor esbranquiçada, possui um maior valor nutritivo, e o seu sabor é mais intenso, com uma nota subtil anisada.
Remontando ainda aos tempos da Eurásia, esta cultura ocupava um lugar importante na alimentação dos povos de então, aquando a batata era ainda desconhecida por estes lados.(fonte wikipédia)
Em Portugal, a pastinaca é cultivada principalmente na região da Serra da Estrela, pois esta hortaliça depende de umas boas geadas e clima relativamente frio para que o seu sabor caracteristico se desenvolva.
Pessoalmente, já experimentei cultivar em casa dos meus pais (região de Viseu), e o resultado foi recompensador! Embora tenhamos esperado quase um ano até à sua colheita, pois as geadas teimavam em não aparecer.

No passado, usei pastinacas em sopas e guisados, mas nunca em bolos. Depois de ler este artigo, fiquei com imensa curiosidade em experimentar.O resultado é o que podem ver.


Ingredientes
375gr farinha para bolos 
5gr de fermento em pó
250gr de pastinaca, descascada e ralada
200gr açúcar integral
125ml de óleo 
3 ovos
60gr de nozes grosseiramente picadas
raspa de um limão
1/2 c.chá canela 
1/4 c.chá extracto de baunilha

açucar em pó, para polvilhar


Faz-se assim
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro pequeno e quadrado.
Utilizando uma vara de arames, bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e espumosa. Adicionar o óleo e raspoa de limã, continuar a mexer energicamente. Incorporar a pastinaca envolvendo suavemente.
À parte noutro recipiente misturar todos os restantes ingredientes secos.
Fazer uma cova no centro, e verter para esta a mistura liquida. Envolver tudo muito bem com a ajuda de uma colher de pau (caso estejam a misturar à mão).
Verter a mistura para o tabuleiro préviamente untado.
Levar ao forno por cerca de 60 minutos a 180ºC.

Retirar do forno, deixar arrefecer e cortar aos quadradinhos ou a vosso gosto.
Polvilhar com açúcar em pó antes de servir...








13 comentários:

Ondina Maria disse...

Adoro pastinacas! Não as conhecia até ter ido viver para londres e posso dizer que foi amor à primeira garfada. Embora não as encontrando com tanta facilidade aqui, sempre que as vejo no super-mercado não resisto a trazer e o destino normal é assá-las com tomilho e pimentão doce. Agora que vi este bolo fiquei curiosa e espero conseguir encontrar pastinacas ainda esta semana :)

Ana Rita Marreiros disse...

Já estive para comprar mas as que haviam á venda estavam muito moles e murchas.À próxima oportunidade compro e experimento neste bolinho e também assada!!

Bjoka
Rita

Raquelita disse...

pammy,
acho que acabei de babar o computer...
Aqui nunca vi à venda pastinacas. Desde que vi uma receita de pastinacas assadas do jamie oliver que as queria usar mas ainda não as encontrei:(
Se as encontrar, com certeza que reproduzirei esta tua receita:D
beijo
raquelita

Chef Daniel Deywes disse...

Olá, achei muito boa a receita, eu não conhecia esse legumes ...

o bolo está muito bonito


abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Inês Ginja disse...

Pammy, nunca provei pastinacas. Sei o que é mas nunca tive oportunidade de encontrar por aqui. Em bolo também não pensaria logo, mas ficou com um belíssimo aspecto e eu adoro experimentar coisas novas e diferentes.
Um beijinho.

Belinha disse...

Já tenho ouvido falar em pastinacas, mas nunca pensei que fossem como as cenouras. Que agradável surpresa, pois adoro cenouras. Onde se arrnajam?
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas

Ana disse...

Eu nunca provei, mas devo dizer que o bolo está maravilhoso.

Beijinhos

Anónimo disse...

Não sabia o nome em português! Que original esta ideia do bolo, eu só as uso em sopas ou assadas no forno.
Também fiquei cheia de vontade de experimentar.
bjs e boa semana

Rita disse...

Conheço as pastinagas de nome, mas nunca experimentei. Agora fiquei curiosa para saber o seu sabor. Quando as encontrar já sei o destino que lhes vou dar. :) Beijinho

Romy Almeida disse...

Este teu tópico é prova comprovada de que estamos sempre a aprender lol
Não fazia ideia da existência de tal legume... mas agora fiquei curiosa. Tenho de pesquisar e ver se o encontro :)

Gostei muito da receita!!

Bjokas

Manuela disse...

Olá Pammy,
Nunca comi pastinacas, mas o teu bolo está com ar de ser mesmo bom. Gosto muito de bolo feitos em tabuleiro e cortados em barrinhas, fazem-me lembrar um bolo que a minha mãe fazia.
Bjnhos

Mónica Pinto disse...

Fiquei curiosa sobre o sabor deste bolo que deve ser mesmo surpreendente. Uma excelente sugestão que vou experimentar em breve :)

Vanilla Gastronomia disse...

Parabéns pelo blog, amei as fotos também. Retribuindo a sua visitinha... aproveito para passar o blog de uma amiga que muito vai lhe interessar

http://naturalchefcuisine.com/

Abraços, Eveline