Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pasta al Dente de Leão



Alguns anos passaram desde a minha primeira experiência com esta planta - Taraxacum officinale ... Lembro me de experimentar por curiosidade, crua, em salada, e ter sido uma experiência horrifica! Super amarga; claro que mais tarde soube o porquê. Tinha feito uma má escolha do local onde a colhi! 
Aqui na nossa comunidade existem resmas de Dente de Leão, e como estamos um bocado isolados e é difícil obter assim grande variedade de alimentos frescos (note-se que não é fácil ter uma horta na rua na Islândia, mesmo nesta altura do ano!) há assim uma vontade de usar tudo o que está disponível, é por isso que hoje vos deixo uma sugestão diferente.O Dente de Leão existe também em abundância em Portugal e os seus benefícios para a saúde são inúmeros, é uma erva purificadora que ajuda o fígado a eliminar toxinas entre outras coisas! Para mais informação vejam este post que encontrei no blog Leite da Terra
Optem por colher as folhas jovens, as mais viçosas, de plantas que cresçam em locais à sombra. Tenham cuidado onde apanham as plantas! Certifiquem-se que o local e livre de pesticidas!



Para 2 pessoas
Ingredientes
Um molho de folhas jovens de Dente de leão
3 dentes de alho
azeite
2 tomates maduros em cubinhos
250 gr de fusili
sal fino e pimenta 



Modo de preparo
Cozer a massa em água fervente. Lavar bem o dente de leão.
Entretanto, cortar o alho às rodelas fininhas; numa sertã, saltear em azeite; adicionar o tomate e o dente de leão. Agitar a sertã de modo a que todos os ingredientes fiquem bem salteados. 
Temperar com sal fino e pimenta fresca. Adicionar a massa previamente escoada. Envolver com os restantes ingredientes e voilá!

Desfrutem!

3 comentários:

Picarota disse...

Que giro, nunca me passaria pela cabeça cozinhar dente de leão. Tem bom aspecto! Beijinhos

Anónimo disse...

Olá!
obrigada por teres passado pela padaria, fico a aguardar a receita. Ainda n conhecia o teu blog, tens umas fotografias tão bonitas!
Vi que vives na Islândia, omg!! Imagino a diferença entre produtos, e comidas!
Nunca cozinhei com dente-de-leão, nem sei como se chama aqui, hei-de perguntar à minha sogra, o viking n sabe nada dessas coisas :(
Um beijinho e até breve!!

Lina disse...

Olá!Acabei de conhecer o blogue e adorei!Muitos parabéns!Há por aqui receitas fantásticas e as fotos são lindíssimas. Gostei desta receita com dente de leão, nunca cozinhei com esta erva, pensei que só se podia fazer chá, vou experimentar quando for o tempo dela. Costumo utilizar outras ervas selvagens como as beldroegas, urtigas e azedas, então é mais uma para a colecção.
Voltarei mais vezes!