Páginas

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tarte húmida de alperces



Esta foi outra receita de amor à primeira vista... Assim que a vi na revista Living at Home nº7, fiquei logo com vontade de experimentar... E queria deixar um pequeno à parte, esta revista é muito boa mesmo, pela grande variedade de ideias culinárias e decorativas! E eu sei que esta revista existe à venda em Portugal (traduzida ou não isso já não sei). Procurem-na vão ver que se vão deliciar com as belíssimas receitas super coloridas e originais que recheiam cada edição.
Agora a receita :)

Ingredientes
150ml leite
300gr farinha
cerca de 20gr fermento de padeiro
200gr açúcar
100gr margarina
pitada sal
10-15 alperces dependendo do tamanho
1 vagem de baunilha
4 ovos + 2 gemas
400gr de natas (azedar com algumas gotas de limão)
1 c.chá raspa de limão (bio)
pão ralado q.b.
30gr flocos de aveia inteiros



Modo de Preparo
Preparar o fermento de padeiro, dissolvendo-o num pouco de leite morno, acrescentar alguma farinha e misturar bem. Deixar levedar por alguns minutos em local quente.
Entretanto colocar numa taça larga a restante farinha, sal, e 70gr. de açúcar; adicionar 75gr de margarina em cubinhos e misturar bem com as mãos (eu prefiro à maneira tradicional, com as mãos, sentir a alma dos ingredientes...). Acrescentar o restante leite morno, e a mistura de fermento, entretanto já levedada.
Trabalhar a massa com as mãos até que esta fique bem ligada. Formar uma bola e polvilhar com alguma farinha. 
Cobrir com pano de cozinha e deixar a levedar em local quente cerca de 45 minutos ou até que a massa atinja cerca do dobro do volume.

Entretanto...
Lavar os alperces, cortar ao meio, descartar caroços (não os descasquei, pois usei biológicos).
Cortar a vagem da baunilha ao meio, raspar os seu interior.
Misturar a baunilha com os ovos, gemas, natas, 100gr de açúcar e raspa de limão. Mexer bem com a ajuda de uma vara de arames até obter uma mistura cremosa.



Pré aquecer o forno a 200 ºC, untar uma forma de tarte com cerca de 30cm diâmetro.
Pegando na massa entretanto levedada, estende-la com a ajuda de um rolo, esticar em  forma de um círculo pouco maior do que a forma de tarte. Forrar a tarteira com a massa, cortar o excedente.
Polvilhar o fundo da tarte com pão ralado, preenchendo-o em seguida com os alperces (parte do centro para baixo). Regar a tarte com o preparado cremoso.
Colocar no forno, na grade de baixo. Cozer cerca de 30-40 minutos. Vigiar regularmente, se necessário cobrir com folha de alumínio.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Para a aveia crocante, derreter 25 gr. de margarina numa sertã. Adicionar 25gr. de açúcar e os flocos de aveia. Mexer constantemente até obter uma mistura caramelizada e crocante. Deixar arrefecer e salpicar por toda a tarte.

Fica uma combinação óptima de sabores e texturas, acompanha bem um cafézinho ou um chá!


3 comentários:

Susana Gomes disse...

Que tarte deliciosa.
Ficou mesmo linda. :)
Beijinhos

Catarina disse...

adorei esta tarte!! sou fã de tartes de frutas!! esta já está aqui num cantinho para experimentar mais tarde!

um beijinho

paulo disse...

Esta é uma tarte boa!! E com aspecto apetitoso! Gostei especialmente a foto tirada de cima :-)