Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Potezinhos de nabo - Convidei para jantar... Michael Pollan



A Ana, do blog Anasbageri, criou um projecto muito interessante, que vai dar asas à nossa imaginação... 
Em cada mês convidaremos para jantar pessoas ou personagens, fictícias e até mesmo reais, que o nosso imaginário gostaria de ver sentado à nossa mesa!

Mensalmente haverá um determinado tema, e a Ana convida-nos também a acolher este desafio nos nossos blogs, caso estejam interessados é só contacta-la! Deixo-vos aqui o link para poderem participar, e ler mais detalhadamente sobre este desafio...  Convidei para jantar.

A minha escolha não foi fácil, quanta gente não gostaríamos nós de ter à nossa mesa? No íntimo do nosso lar, a inevitável partilha de histórias e das mais variadas vivências e opiniões. Conversas fluindo ao som da boa comida, cozinhada com dedicação, especialmente a pensar nos nossos convidados...

Para este primeiro desafio, convidei não uma personagem, mas sim um escritor.
Michael Pollan, professor, jornalista e activista norte americano, foi considerado uma das pessoas mais influentes pela revista Time em 2010.

Escreveu inúmeros livros alertando para uma maior consciência global no que toca às nossas escolhas alimentares; desmascarando os engenhosos esquemas inventados pelas grandes empresas, peritas em lavagem cerebral ao consumidor comum. 

Michael Pollan apresenta-nos uma visão clara e realista do panorama actual dos 'nossos' hábitos alimentares. Numa voz arrojada atreve-se mesmo a desafiar a comunidade cientifica, fazendo-nos reflectir sobre o que julgamos ser normal.

Livros destacados
- Food rules
- The Omnivore's Dilemma
- In Defense of food, an eater's manifesto.

Algumas das palestras deste brilhante autor encontram-se disponíveis no youtube, podem dar uma espreitadela, aconselho vivamente!

Ora como não podia deixar de ser, a ementa escolhida para o jantar foi baseada em produtos locais, da época, simples e sem produtos processados.


Para 4 forminhas
Ingredientes
1 nabo grande (250gr) em cubos (produção nacional)
1 cebola roxa picada (ainda do nosso jardim)
2 ovos grandes (da nossa comunidade)
1 dente de alho picado
1/2 c. café de noz moscada
1c.chá sementes de coentros
Sal fino e pimenta  a gosto


Preparação
Pré aquecer o forno a 180ºC, untar 4 forminhas pequenas de cerâmica com manteiga. Reservar.
Cozer o nabo no mínimo de água possível. Pois quanto mais água usarmos, mais vitaminas e nutrientes estamos a disperdiçar... Salpicar com um pouco de sal e deixar cozer até ficar bem suculento. Escoar o nabo, e deixar arrefecer.
Esmagar o nabo com um garfo e adicionar cebola e alho picados. Quando a mistura estiver suficientemente arrefecida, juntar os ovos, incorporando-os bem.
Por fim acrescentar as sementes de coentros esmagadas e os restantes temperos.  
Dividir o preparado pelas 4 forminhas e levar ao forno 180ºC por cerca de 30 minutos, se os topos começarem a queimar, cobrir com uma folha de alumínio e já está!

Sugestão, para os apreciadores de queijos poderão ainda enriquecer estes potezinhos com queijo ralado, que deverão incorporar na massa.

Acompanhei com saladinha de folhas variadas local.





7 comentários:

Inês Ginja disse...

Adorei os potinhos de nabo, bem apropriados ao convidado. Cozinha conscienciosa e de valor.
Um beijinho.

Sandra Barradas disse...

Parece delicioso!! Adorei as fotos

Anónimo disse...

Pammy,
Conheci o autor através do Food Matters do Bittman, que me abriu os olhos para muitos aspectos da forma como nos alimentamos e se tornou um guia que sigo sempre que vou às compras.
Embora sem seguir o tema ( o que n faz mal nenhum!), a tua participação é muitíssimo interessante e uma grande ajuda para que mais e mais pessoas tomem consciencia da da forma como comem. Eu ando a escrever um post sobre o assunto, mas perco-me com tantas ideias que acho importantes e acabo por parecer um bocado fanática e pnafletária.
Também gostei muito da tua receita, mas acho que vou usar uns nabitos suecos :)
E sem querer abusar, deixo-te tb o convite para que sejas um destes meses a host do passatempo.

bjs e bom quase quase fim de semana

Carla disse...

Pammy,
"Saber Comer - as 64 regras de ouro" foi provavelmente o melhor livro que li sobre comida. Lembro-me dele sempre vou ao supermercado e fico indecisa com algum produto: escolher alimentos o menos processados possível, por ex., é uma regra que me vem sempre à baila.
Gostei imenso desta tua escolha...e do jantar também :)
Beijinhos

Susana disse...

Olá Pammy, gostei de conhecer o teu blog e o teu convidado especial. Logo eu que preveligio livros que falem sobre alimentação e hábitos alimentares, não conheceço esse. Fiquei curiosa e agora tenho de pesquisar ;)
Escelente ementa para uma pessoa que valoriza o consumo de bons alimentos.

Beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gostei muito da escolha que fizeste, esses potinhos são frequentes na minha cozinha, nunca os fiz com nabo, confesso que não sou apreciadora e só o como na sopa, mas faço muitas vezes com abóbora ou cogumelos e com espargos, mas só quando é o tempo deles, que eu nessas coisas também gosto de usar os produtos da época.
Beijinho
Moira

Ana Prazeres disse...

Que interessante! Já guardei a receita.

Beijinho