Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pasteis de Nata, um vício!



Considera-se viciado em pasteis de nata? Está a viver fora de Portugal? Ou não? Está tão desesperado, pois há vários meses que não trinca um pastelinho destes? Tem jeito para a cozinha? Se não, peça ajuda a uma vizinha!
O Menu Verde apresenta a solução para o seu vício! Deleite-se com este post dedicado ao Grupo dos Pasteis de nata anónimos! 
(risos)

A receita foi baseada num video do Youtube, do canal Sabor Intenso. Recomendo vivamente este canal, já experimentei várias receitas deste sítio, maioritariamente receitas tradicionais Portuguesas, e funcionam sempre muito bem! Já para não falar no jeitão que dá estar a ver o vídeo enquanto se cozinha :). Um privilégio!

Para 12 pasteis pequenos
Ingredientes
200gr massa folhada de compra (rectangular)
170gr de leite
Casca de limão
1/2 pau de canela
20gr farinha
170gr açúcar
85gr água
2 gemas de ovo (grandes)



Faz-se assim
Pré aquecer o forno a 250ºC.
Untar um tabuleiro de 12 forminhas para muffins.

Começamos por enrolar a massa folhada, apertando ligeiramente para ficar bem enrolada e perfeitinha.
Cortar a massa em 12 fatias iguais. Revestir as forminhas, uma a uma com a massa folhada, pressionado e esticando com a ajuda dos dedos; tentando que a massa no topo fique mais espessa. Reservar.

Num pouco de leite dissolver a farinha. Reservar.
Colocar o restante leite numa caçarola juntamente com o pau de canela e casca de limão. Levar ao lume.
Assim que comece a ferver, adicionar a farinha dissolvida no leite. Incorporar bem, assim que comece a levantar fervura, retirar do lume.

Noutra caçarola levar ao lume a água juntamente com o açúcar, para formar uma calda. Ferver durante 3 minutos e em seguida retirar do lume.
Em fio, juntar a calda de açúcar à mistura do leite. Mexer constantemente para que esta fique bem incorporada.  
Passar a mistura por um coador de rede, descartando a casca de limão, pau de canela e quaisquer 'grumos' que se possam ter  formado.
Deixar arrefecer um pouco e logo depois juntam-se cuidadosamente as gemas, mexer muito bem.

Partilhar os recheio pelas várias forminhas, levar ao forno 250ºC cerca de 15-20 minutos.
E já está! Tão simples, e o resultado é mesmo de comer e chorar por mais!
Boa semana***

 

12 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Quem não gosta de um pastel de nata??e quentinho???

Bjoka
Rita

Sanda Vuckovic Pagaimo disse...

Eu sei o que é ter saudades de comida da tua terra ,tb matava para umas coisas da minha :-)

Rita disse...

Como eu gosto de pastéis de nata. Estão lindos! Gosto dos bocadinhos de creme torradinhos, dão-lhes um aspecto irresistível. Beijinho

Cidália disse...

Ficaram lindos.
Beijinhos

São Ribeiro disse...

ADORO E SE DEITAR UM POUCO DE CANELA ENTÃO...FICA UMA DELICIA.
BJS

Mónica Silva disse...

Que lindos pasteis de nata, até eu tenho saudades e estou cá pertinho deles :)

Beijinho

Anónimo disse...

Sim fora de POrtugal, sim desesperada, sim viciada, e sim tb os faço por aqui, mas a minha receita leva mt mais gemas!!! A que apresentas deve ficar mais levezinha, vou tentar, já sinto a ressaca a apertar :)
bjs e boa semana!

Inês Ginja disse...

Pammy, quem não gosta dum pastelinho de nata morninho e polvilhado com canela? Eu adoro!!! Ficaram lindos e deu para sentir uma aroma de casa e do nosso país.
Um beijinho.

Avental e Aventuras disse...

Olá Pammy, vi seu recadinho no meu blog e vim conhecer o seu!
Estou encantada! Lindas fotos e ótimas receitas!!! Já está nos meus favoritos.
Adorei essa receita de Pastel de Belém. Nunca fiz e vou tentar fazer em breve. Depois te aviso!

Bjos
Tania

Tasca dos Amigos disse...

Ando desejosa para experimentar fazer pasteis de nata, mas tenho receio que me calhe mal e ficar desapontada. Vou juntar esta receita a todas as que tenho para num dia com mais coragem testar.

Anónimo disse...

Boa tarde!

Alguém sabe como se diz «massa folhada» em inglês? É que sem esse ingrediente fazer os pastéis é impossível e não faço ideia onde a poderei comprar sem saber o nome primeiro (vivo nos EUA).

Obrigado e parabéns pelo blogue!

Pami Sami disse...

Caro Anónimo, a massa folhada é conhecida por Puff pastry além fronteiras... Pode encontrar congelada ou mesmo fresca na zona dos refrigerados...
Espero ter ajudado :)