Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Sopa de Beldroegas



Beldroegas, ou Portulaca Oleracea, para muitos não passará de uma vulgar erva daninha... Mas não é bem assim. 
As minhas primeiras memórias desta erva remontam à minha infância; no campo das batatas, por entre as batateiras elas proliferavam discretamente, ao seu ritmo, sem grandes pressas; tímidas, de caules carnudos e sumarentos por ali andavam; e o que para mim não passava de mais uma reles erva daninha, era à noite transformada, pela minha mãe num belo e farto caldo.
A minha mãe cedo me ensinou a dar valor estes pequenos tesouros selvagens, que cresciam à sombra nas nossas hortas e quintais, e foi com esses mesmos olhos que ontem procurei as beldroegas no quintal da minha tia... 
Deliciei-me com esta sopa, graças a ela relembrei-me de bons momentos da minha meninice...

A receita foi do mais simples que me ocorreu :)

Serve 4
Ingredientes
Um molhinho de beldroegas
1 cebola grande
azeite
3 batatas grandes
2,5lt de água quente
um raminho de manjerona
sal

Faz-se assim
Cortar a cebola em tiras finas, refogar em azeite abundante.
Entretanto descascar as batatas e cortar em cubos.
Adicionar as batatas ao refogado. Deixar envolver por alguns minutos.
Regar com água quente e deixar cozinhar tapado por cerca de 15 minutos ou até que as batatas estejam tenras.
Lavar bem as beldroegas, respigar as folhas e reservar (eu só usei mesmo as folhas, pois as plantas já estavam em estado avançado de maturação).
Passar a sopa com a varinha mágica. Adicionar as folhas da beldroega e levar novamente ao lume, adicionar a manjerona. Deixar cozinhar por mais uns 5 minutos e já está!

Deliciem-se!

5 comentários:

Mónica Silva disse...

Ando com vontade de provar uma sopa de beldroegas mas cá no Norte não encontro com facilidade.
Adorei o aspecto.

Beijinho

Ana disse...

Olá

Sabes onde se encontra beldroegas para comprar. Gostava de experimentar.

Beijinhos

Pami Sami disse...

Moni, tens mesmo de experimentar!
Ana, se não estou em erro acho que já as vi em alguns mercados municipais...
Bejinhos Boa semana*

Sabor em Si disse...

Pami,
Essa sopa me deixou muito curiosa pra
provar, pois está com um lindo aspecto. Já ouvi falar de beldroegas,mas não conheço. Vou procurar aqui no Rio de Janeiro pra ver se encontro,viu?
Super bju

cucchiaiopieno.com.br disse...

Não conhecia essa erva!
O aspecto dessa sopinha é de comidinha de mãe, confortante!
Um abraço
Léia