Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Xarope de Dente de Leão



Por cá com o lindo sol que tem brilhado, só dá vontade de estar na rua!
E perante o sol  de Sólheimar erguem-se as belas e aromáticas flores de Dente de Leão, aproveitando ao máximo a luz emanada pelo astro rei, refrescando as suas pétalas de dourado enquanto a brisa as embala numa suave dança... E foi perdida nestes pensamentos que pensei para os meus botões 'poderá ser a última oportunidade para colher esta dádiva da mãe natureza... E assim foi, levei um cestinho, e apanhei quantas flores eu pude...


As quantidades usadas dependem muito da quantidade de flores que conseguirem reunir, deste modo as quantidades que aqui vos apresento, são apenas um valor estandartizado.

Ingredientes
Flores de dente de leão, apanhadas num belo dia de sol, quando o perfume está no seu apogeu. 
Água
Açúcar, 1 gr por cada ml de liquido.
Sumo de limão a gosto (usei 1 limão para 1lt)

Modo de Preparo
Dia I
Depois de colhidas as flores, lavam-se muito bem em água abundante. Lavar meticulosamente pois há muitos bichinhos escondidos lá pelo meio.
Colocar as flores num tacho inoxidável, cobrir com água, e ferver cerca de 5 minutos. Retirar do lume, deixar arrefecer e guardar tapado no frigorífico durante 24h. 



Dia II
Filtrar o preparado do dia anterior, espremer bem as flores extraindo o máximo de liquido possível. ( Já agora um conselho, usem as flores espremidas no composto, pois contêm muitas substancias benéficas para as plantas).
Medir o liquido obtido; por cada ml de liquido obtido usaremos 1 gr de açúcar.
Colocar o liquido num tacho inoxidável, adicionar o açúcar; dissolver o açúcar em lume brando e deixar levantar fervura. 
Adicionar sumo de limão a gosto. Retirar do lume.

Colocar em garrafas esterilizadas enquanto o xarope estiver ainda quente. 
Para uma longa duração do xarope, pasteurizar as garrafas no fim de cheias e seladas. 
O método é muito simples: colocar as garrafas num panela com água a ferver, sendo que água deverá cobrir as garrafas; deixar ferver cerca de 15 minutos.
Guardar em local escuro; colocar no frigorífico depois de aberto.

Este xarope é delicioso, como descrevia um amigo nosso 'sabe a raios de sol', eu confirmo é muito especial mesmo! Podem usar com adoçante para chás ou misturar com água para uma bebida floral especial... Já para não falar nos seus benefícios medicinais! Experimentem!

2 comentários:

Paulo disse...

Sabe a amarelo, e sabe a quente também :)

Monica Pinto disse...

O dente de leão é muito saudável. Quando estou no Gerês, costumo apanhar as folhas para fazer arroz ou então usar numa sopa, são muito saborosas. Nunca experimentei fazer xarope mas agora já tenho uma receita:)

Beijinhos e bom fim de semana