A Islândia é maravilhosa, mas infelizmente em termos de produção de frutos e vegetais, é muito limitada... Só para terem uma ideia, ainda a semana passada nevou no norte... Aqui, a maior parte da produção dos vegetais e afins é produzida em estufas aquecidas por energia geotermal... Mas há algo que sobrevive durante estas estações rigorosas ao ar livre... O ruibarbo, uma das minhas grandes paixões... A nossa pastelaria tem mesmo uma especialidade 'Tarte de ruibarbo' (mas essa claro não posso divulgar) com compota de ruibarbo, e só vos digo é um delírio gustativo!
Na próxima semana ficou combinado irmos à quinta do nosso produtor colher os primeiros pés de ruibarbo do ano! E eu claro, estou super contente e ansiosa, pois, depois do vulcão os campos estão ainda cobertos de cinza, e eu sinceramente não sei o que esperar... Depois conto-vos como foi.
Mas andava eu nas minhas pesquisas em busca de novas receitas de ruibarbo e decidi experimentar esta versão que encontrei num site alemão (perdoem-me pois eu não anotei o endereço).
Ora vejam...
Ingredientes
1 gema de ovo
3 claras de ovo
100gr margarina (fria, vinda do frigorífico)
200gr açúcar fino (aconselho a reduzir a quantidade, achei exageradamente doce)
1 pacotinho de açúcar baunilhado
200gr farinha
400gr ruibarbo
Modo de preparo
- Usando as mãos, amassar a farinha com a margarina, adicionar 50 gr de açúcar e ligar bem usando as pontas dos dedos. Juntar uma gema de ovo e continuar a amassar até ficar tudo bem ligadinho.
- Formar uma bola com a massa, cobrir com película aderente e deixar repousar no frigorífico cerca de 30 minutos.
- Entretanto, lavar o ruibarbo, e cortar em fatias fininhas, reservar.
- Pré aquecer o forno a 200ºC, untar uma forma de tarteira redonda, não muito grande.
- Retirar a massa do frigorífico, estender e forrar a forma com esta.
- Bater as claras em castelo, e assim que estiverem quase a formar aqueles 'picos' adicionar os restantes açúcares muito lentamente, continuando sempre a bater até obter uma mistura firme.
- Envolver suavemente o ruibarbo no merengue.
- Preencher a tarte com o merengue e levar ao forno cerca de 30 minutos; vigiar para não queimar, se necessário baixar a temperatura do forno até aos 180ºC.
4 comentários:
Parece-me muito bem esta tarte. Gosto muito de ruibarbo e já apontei esta receita.
Beijos.
OLá..o seu blog é um encanto de sugestoes e apresentacao...os meus parabens adorei esta tarte..linda demais..por favor continue...bj
Sérgio, prometo postar mais umas quantas receitas de ruibarbo :)
bj*
Catarinarte, Obrigada, fico muito contente :)
bj*
Ola!
Eu tambem adoro ruibarbo e esta tua tarte e´ belissima! A minha sogra faz uma parecida, mas a massa de base e´uma massa esponja. http://daprussia.wordpress.com/2010/05/06/ruibarbo/
Ela diz que e´uma receita bastante antiga, do tempo da sua avo´!
Hei-de experimentar fazer com a tua massa base.
Beijinhos
Sofia
Enviar um comentário