Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2010

Go green!


Poupar dinheiro poupando a natureza!
Podemos tornar-nos mais conscientes também no que toca às praticas da cozinha, por isso deixo aqui algumas sugestões.

1) Antes de mais vamos tornar-nos consumidores conscientes e procurar saber de onde vêm os alimentos que consumimos; haverá mesmo necessidade de comprarmos um produto que viajou centenas de kilómetros por terra e mar, quando temos acesso a um outro exactamente igual (pode não estar tão retocado e abrilhantado) que vem do nosso país? Além disso vamos dar preferencia aos produtos biológicos!



2) Será que temos necessidade de comprar tanta comida plastificada, embalada, mumificada?? Por favor vamos tornar-nos conscientes, vamos optar por produtos a vulso ou em ambalagens grandes. E se os supermercados são teimosos e não nos deixam trazer as frutas e legumes sem saquinho, passamos a ir ao mercadinho local/municipal onde não existem essas restrinções! E muitas vezes podemos ainda falar directamente com os produtores. Os outros famosos saquinhos das compras há que leva-los de casa, optando sempre por sacos reutilizaveis. Hoje em dia existem inumeros de todas as formas e feitios..


3) Vamos evitar as refeições pré-confeccionadas, algumas são autenticos cocktails de quimicos, isto já para não falar no exagero de plástico e cartão em que vêm embrulhadas! Em casa quando cozinhamos podemos sempre faze-lo em maiores quantidades e guardar no frigorifico/congelador; o valor da energia dispendida na confecção será o mesmo!


4) De certo acabaremos sempre por produzir algum lixo, mas livremo-nos dele de forma consciente. Reciclar não custa nada, podemos improvisar uma estaçãozinha de reciclagem caseira com caixotes e baldes! Usem a vossa imaginação! Os restos organicos podemos sempre composta-los, mesmo numa varanda de cidade (num recipiente próprio ou mesmo num balde)! Esse composto poderá depois ser usado para as plantas da casa. Usem a imaginação!



5) Na caixa de correio coloquem um autocolantezinho: Publicidade aqui não! Penso que estes se encontram disponiveis nos postos ctt. (eu improvisei o meu e também dá resultado!).

6) Tenham perferencia pelos detergentes amigos do ambiente livres de phosphatos, em Portugal exitem algumas marcas que aparecem já nas grandes superficies como a Ecover http://www.ecover.com/pt/en/default_home.aspx

7) A máquina de lavar loiça não é assim tão Ineficiente! Uma vez cheia e procurando usar o programa mais eficiente poderemos poupar imensa água! http://www.gizmag.com/dishwashers-save-water-hand-washing/11410/

8) O papel de cozinha, o papel higiénico  têm também solução, vamos usar exclusivamente papel reciclado, não necessitamos de cores e cheirinhos! Quanto mais simples menos quimicos, menos transformação logo mais amigo do ambiente!


9) Vamos aquecer só o que necessitamos! Ex. para quê aquecer tanta água na chaleira (electrica ou não), se não a usarmos toda? E por que não desligar o forno um bacadinho antes de o cozinhado estar pronto? são estas pequenas coisas qu efazem a diferença!


10) Ervas sempre à mão! Mesmo se morármos numa cidade podemos ter sempre uma colecçãozinha de ervas aromáticas sempre à mão, nada que alguns vasos e terra não resolvam. Ficamos com uma ambiente mais agradável em casa e podemos usufruir das nossas ervinhas sempre que necessitamos!

Sem comentários: