Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eis os resultados do Desafio Local - Comemoração do 2º aniversário

Imagem do Cantinho Verde

Olá,

Antes de mais um grande bem haja a todos pelos magníficos posts recheados das mais diversas iguarias, que afinal de contas nem precisam de vir do outro lado do planeta... Com um bocadinho de esforço e imaginação tudo se consegue!

Não sou radical nestas coisas da Comida local, mas notem que, hoje em dia as nossas escolhas alimentares tem um grande impacto a nível ambiental, já para não falar a nível económico; e nos inumeros beneficios para a saúde. 
Já repararam, cada vez que optamos por abastecer os nossos lares numa grande superfície, estamos apenas a ajudar as grandes empresas, muitas vezes multinacionais? E que esses produtos vem de todas as partes do mundo, e muitas das vezes fora de epoca?

Há que repensar as nossas escolhas; enquanto consumidores, temos um grande poder em mãos, nós podemos fazer a diferença, se adoptarmos uma postura responsável e mais consciente.
Ajudem os vossos produtores locais; frequentem os mercados locais; façam uma horta; juntem-se a alguém que tenha um pedaço de terra a pedir para ser cultivado! Ponham vasos nas vossas varandas! Sujem as mãos com terra! Não há maior prazer do que cozinhar algo que cultivamos pelas nossas mãos!

Vamos ser consumidores mais responsáveis!

E agora a lista, por ordem de participação:


A Sanda, do blog Little Upside-down Cake, com um magnifico pudim de Marmelo de uma produtora local. Mesmo na época hmm...


A Ana, do blog Anasbageri - A padaria da Ana, um blog que nos é escrito a partir da Suécia. 
Apesar de a Ana morar num sitio onde o Inverno não é propriamente generoso, conseguiu participar neste desafio, apresentando-nos uma magnífica tarte de maçã com maçãs vindas do quintal da sua sogra. 




A Manuela, do blog Cravo e Canela - Uma cozinha no Brasil, com uma sugestão para uma refeição simples ou até mesmo como acompanhamento, o ingrediente eleito, foi feijão verde directamente da sua horta. Um prato bastante simples e extremamente acessível para qualquer pessoa que possua uma horta.



A Ginja, do aromático blog Ananás e Horetlã, com um arrojado e aromático crumble de abóbora, os ingredientes, esses vieram directamente do quintal das suas vizinhas. Magnifico esse espírito de entre ajuda que ainda se vive no seio das aldeias Portuguesas!



A Carla, do blog De cozinha em cozinha passando pela minha, apesar de morar numa cidade, presenteou-nos com uma bela e aromática sopa, mesmo ao estilo Invernal. A sua sugestão foi confeccionada com ervas aromáticas frescas crescidas em sua casa.


A Ondina, do blog, Coentros & Rabanetes,  com uma divertida história de um chutney de abóbora, com abóbora oferecida por um amigo.



A Manuela, do blog Delicias & Companhia, dos Açores; com uma refrescante participação, ao apresentar-nos uma saladinha de laranja.  


A Lina, do blog de Aroma de café,  conseguiu trazer-nos uma sugestão 100% local! Uma reconfortante sopa, que é no fundo um dos pratos mais completos que podemos consumir. As sopas conseguem ser tão versáteis que poderemos usar qualquer coisa que seja produzida nas nossas áreas de residencia... Os ingredientes da sopa da Lina vieram de hortas de familiares e produtores locais.


A Sofia, do blog No Reino da Prússia, que nos é escrito a partir da Alemanha, sugeriu uma abóbora no forno bem simples, que poderá ser servida como acompanhamento ou refeição leve. Os ingredientes escolhidos vêm da sua área de residência.  

Uma vez mais, um grande obrigado a todos pelo empenho, e por todas as fantásticas sugestões!!
Beijinho*

4 comentários:

Inês Ginja disse...

Adorei participar. Uma óptima iniciativa Pammy! Promover o que é nosso e o que é local e produzido por nós.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Eu tb. participei, mas esqueci-me de te deixar o link! :/
Adorei ver as participacoes! :)
Deixo aqui o link da minha participaçao, tarde e a más horas. ;)
http://daprussia.wordpress.com/2011/12/15/sazonal-e-regional-no-forno/
Um beijinhos
Sofia

Elaine Figueira disse...

Parabéns pelo aniversário do blog, parabéns pela escolha de como comemorar. Adorei a iniciativa. Sou brasileira, vegetariana/vegana e adoro inventar receitas ou fazer receitas para ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre sustentabilidade, inclusive na cozinha.

Lina disse...

Olá,Pammy!Adorei ver a minha sopinha no meio de tantas participações deliciosas. Foi uma óptima maneira de comemorar o aniversário do blogue.
Beijinhos