Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

Bolo de Centeio e Ruibarbo





Scroll down for english 

Mas que tempos!... Acontecimentos densos; perdas de pessoas queridas, pequenos acidentes de trabalho, e no cimo do bolo uma rotina de trabalho que me suga até ao tutano!, e nas poucas horas que me sobram não consigo dormir!..  Fases, fases da vida que nos fazem crescer, repensar a vida e os valores que a constroem...
Preciso de aprender a relaxar! A ser mais impermeável às situações densas da vida!...

Agora; estou farta de fazer bolos para todo o mundo, depois quando me apetece um docinho já não há energia que chegue... Mas hoje não deixei escapar! Levantei o meu cú cansado do sofá, olhei para dentro do frigorífico, e lá estava o pobre ruibarbo, tão triste, de orelhas murchas... Pensei para mim, estás mesmo com cara de quem merece melhor destino : ) Sem paciência para coisas complicadas, adaptei a receita de uma pessoa amiga e este foi o resultado!
A textura deste bolo é qualquer coisa de fenomenal! É dos melhores bolos que comi até hoje! Experimentem, a farinha de centeio é um ingrediente que merece ser redescoberto!



Ingredientes
200gr farinha de centeio fina
5gr fermento em pó
200gr açúcar
150gr óleo de girassol
4 ovos
2 c.sopa de iogurte natural
raspa de uma lima bio
5gr de cardamomo em pó
5gr de sal
Cobertura
150-200gr de ruibarbo em pedaços
1 c.sopa de açúcar

Modo de preparo
Pré aquecer o forno a 180ºC, untar uma forma redonda, reservar.
Começar por bater os ovos e o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada.
Adicionar a raspa de lima, e restantes ingredientes. Combinar tudo muito bem até obter uma massa homogénea, proeza conseguida em segundos! É tão simples este bolo!
Verter a massa para uma forma untada, e distribuir os pedaços de ruibarbo sobre o bolo; finalizar salpicando com açúcar.
Cozer cerca de 30min, vigiando para não queimar.



English Version


Rye & Rhubarb cake

Ingredients
200gr white rye flour
5gr baking powder
200gr sugar
150gr sunflower seed oil
4 eggs
2 Tbsp. plain yogurt
zest from  1 lime
5gr ground cardamom
5gr salt
Topping
150-200gr rhubarb chunks
1 Tbsp sugar

Methode
Pre heat the oven at 180ºC, grease a round cake form.
Wishk eggs and sugar together until you get a fluffy mixture.
Add the lime zest, and all the other ingredients.
Combine everything well until you get an homogeneous batter.
You will be amazed how quick that's going to be : ) So simple!  
Fill the cake form evenly with the cake batter, and place the rhubarb chunks all over the cake, finish by sprinkling with sugar.
Bake for 30 min +/-, take care so it does not burn!





12 comentários:

Marmita disse...

Que optimo aspecto, sabes por aqui não é facil encontrar ruibarbo.. nem sei a que sabe, encontrei uma vez e arrependi-me de não ter comprado logo.. :( beijos

Pami Sami disse...

Que pena Marmita.. Experimenta com outra coisa, tipo pessegos ou alperces, algo assim do género.. :)

Sanda Vuckovic Pagaimo disse...

Eu costumo comprar no Miosotis,mas ja esta no fim,mas adoro!!! Plantei um no terraço,vamos ver se da. O bolo esta lindo!!!

Lina disse...

Olá!Que receita original!Nunca usei farinha de centeio e nunca pensaria usá-la num bolo...Tenho ruibarbo congelado, será que dá para usar?
Adorei as fotos!
Beijinhos

Pami Sami disse...

Lina, experimenta descongelar primeiro, espremer um bocado a água e depois usar normalmente! :)

Lenita disse...

Olá,
Também não pensaria usar centeio num bolo, fiquei bem curiosa. O ruibarbo estou como a "Marmita" não sei a que sabe, nunca sequer vi, quando se cruzar comigo não escapa!
Sei do que falas quando dizes que não dormes e não consegues relaxar... oh! Se sei!
Bjs

Ondina Maria disse...

Fiquei curiosa por testar este bolo com farinha de centeio, que normalmente uso apenas para o pão. Já utilizo bastante a farinha de espelta em bolos, mas centeio é para mim novidade. Quanto ao ruibarbo, não é nada fácil de encontrar, nem nos mercados, pelo menos aqui pelo porto, de modo que vou tentar substituir por outra fruta. Aceitam-se sugestões :)

Inês Ginja disse...

Também eu preciso de aprender a descontrair e relaxar mais em certas situações.
Quanto ao bolo, estou encantada. Adorei o uso de farinha de centeio, vou ter de experimentar. Uso a de espelta por vezes. E o ruibarbo, consegui plantar e colher este ano. Já fiz um bolo e uma compota! Fiquei tão contente :)
O teu bolo e as fotos estão como sempre, encantadoras.
Beijinho.

Ana Morais disse...

No outro dia experimentei umas tatelletes de ruibarbo óptimas!e este bolo parece-me ainda melhor! :)

Joana disse...

O bolo está uma verdadeira delicia!!!
Assim que encontre ruibarbo não me escapa e vou fazer a tua receita!
Um beijinho

Laranjinha disse...

Este bolo parece-me delicioso. Por cá o ruibarbo não se encontra com muita facilidade, o que é uma pena. Adoro.

Um beijinho para ti, Pami.

Márcia Gonçalves disse...

Que lindo bolo :) Estava a pensar tentar fazê-lo com pêssegos, mas é uma pena não puder encontrar ruibarbo aqui...
Adorei o facto de teres usado farinha de centeio no bolo, porque normalmente uso de trigo integral, espelta ou aveia. Agora vou expandir o meu leque de farinhas nos doces :)