Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

2º Aniversário... E um Desafio local



Nem dei por isso, sou muito desleixada com estas coisas de datas, aniversários, comemorações etc...
Mas a verdade é que 2 aninhos passaram desde das primeiras palavras desabrochadas deste blog.
Foi a vontade de partilhar as minhas convicções e opções de vida, de impacto ambiental mais reduzido, que me levou a criar este espaço verde. Já para não falar da paixão pelos tachos e colheres de pau.
Desde então a minha vida muito tem mudado, as experiências acumuladas têm sido muito enrriquecedoras, o blog já percorreu 3 países e eu por cá continuarei a trazer-vos novidades, e partilhas confidente dos sítios por onde passo, das pessoas que cruzam a minha vida...

Apesar de não residir em Portugal, mantenho uma grande conexão com as minhas raízes; particularmente no que toca aos costumes gastronómicos das nossas gentes, pela qual tenho imenso apreço.

Vegetariana por opção, não sou contra o consumo das carnes/peixes desde que sejam locais e meramente para fins de subsistência.

Actualmente estou a morar bem a norte no globo, na Islândia, aqui uma dieta local seria resumida a carnes de ovelha, peixes e alguns vegetais que crescem nas estufas aquecidas por meio de energia geotermal. 
Tentámos crescer uma hortinha no Verão, lá fora; os resultados não foram tão bons quanto desejados. Ora demasiado frio, ora as 24h de luz deixavam os vegetais todos malucos... Enfim peripécias de quem escolhe viver num sitio tão remoto quanto este...

Como não poderia deixar de ser, o tema eleito para celebrar este aniversário, é Comida local
Para participar neste desafio terão de elaborar uma receita em que usem o maior número possível de ingredientes locais! Ou que a estrela da vossa criação seja um ingrediente local.. Seja crescido no vosso quintal, seja do agricultor da vossa zona, duma vizinha etc etc..

Aqui está o que devem fazer:

- Ingrediente/ Ingredientes locais
- Vegetariano
- Deverão participar até ao dia 15
- Deverão deixar um comentário com a vossa participação aqui no blog, ou na página do facebook.
- Os resultados serão publicados aqui no dia 16

Vão ver que é fácil do que parece... Boas inspirações!
Bem haja a todos, pois vocês são uma grande contribuição para este blog!

20 comentários:

Manuela © disse...

Vou tentar participar :)

Inês Ginja disse...

Os meus parabéns! Conheci o blog há pouco tempo mas fiquei logo encantada com as receitas e as fotografias. Gosto imenso! Vou tentar participar com algo produzido no meu quintal! Desejo muitos anos de inspiração e boas receitas :)
Um grande beijinho.

Anónimo disse...

Eu vou tentar, mas vivo num apartamento e numa cidade grande... vamos ao mercado às compras, mas n sei se tudo é local...
Podem ser produtos da região?
São permitidos ovos e produtos lácteos?

bjs e parabéns pelo aniversário!

Pami Sami disse...

Olá! Bem haja a todas!
Ana, o engraçado seria produtos da região, se não for possível, algo de produzido nacionalmente!
beijinhos pra todos***

ema disse...

Parabéns!!!
Que óptima ideia!
A receita tem que ser nossa ou pode ser "adaptada" de um livro?
Beijinhos

Pami Sami disse...

Olá Ema, sim todas as fontes de inspiração contam!
Beijinho*

Sanda Vuckovic Pagaimo disse...

Ja estou pensar o que vou fazer :-)

Laranjinha disse...

Olá Pammy,

muitos parabéns. E que se sigam muitos mais anos de boas receitas.

Um beijinho.

a disse...

Olá Pammy
Muitos parabéns e que venham muitos mais aninhos de excelentes receitas!!
Vou tentar participar no desafio, não prometo pois de momento estou com muito trabalho e não tenho conseguido vir visitar as vossas cozinhas tanto quanto gostaria...
Mas não podia deixar de dar os parabéns a esta fantástica cozinha ;)
Um beijinho grande

Lina disse...

Olá, Pammy!Parabéns pelo aniversário do blogue. Vou tentar participar, aliás acho que tenho muitas receitas nestas condições, visto que quase tudo o que consumo ou é da horta dos meus pais ou de uma produtora biológica daqui do concelho. Vou pensar numa receita.
Beijinhos

Sanda Vuckovic Pagaimo disse...

Aqui esta,eu sei que tu ja viste :-)
http://sandapagaimo.blogspot.com/2011/12/quince-and-quinoa-pudding.html

De cozinha em cozinha disse...

Pammi,
Não podia deixar de participar num desafio com um tema tão interessante e actual. Aqui está a minha participação: http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/2011/12/dourada-no-forno-com-aromas-da-minha.html
e muitos parabéns pelo blogue que já acompanho há uns tempos.
Beijinhos

De cozinha em cozinha disse...

Pammi,
O entusismo foi tanto que esqueci o "vegetariano"... Vou ver se até amanhã preparo alguma receita para ti que seja vegetariana. Desculpa.
Beijinhos

Manuela disse...

Olá Pammy,
A receita do Cravo e Canela já está online em:
http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com/2011/12/vagens-guisadas-para-um-menu-verde.html
Mais uma vez, parabéns pelo aniversário do Menu Verde.
Bjnhos
Manuela

Inês Ginja disse...

Pammy, aqui fica a minha receita:

http://ananasehortela.blogspot.com/2011/12/bolo-crumble-de-abobora-vegetariano.html

Espero que aprecies.
Um beijinho.

De cozinha em cozinha disse...

Pammy,
Agora sim: http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/2011/11/creme-de-abobora-assada-aromatizada-com.html
Beijinhos

Ondina Maria disse...

Pammy,

deixo aqui uma receita que já tinha elaborado antes de este desafio sair. Espero que possa ser considerada :)

http://coentrosrabanetes.blogspot.com/2011/11/carruagem-da-cinderella.html

Obrigada e bjis

Manuela © disse...

Deixo aqui a minha participação:

Salada Fresca de Laranja

Lina disse...

Olá, Pammy!Finalmente consegui publicar a minha participação. É uma receita simples, mas nem por isso menos importante, espero que gostes.
O link é:
http://aromadecaf.blogspot.com/2011/12/sopa-especial-de-todos-os-dias.html
Beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Pammy,
Só hoje estou a ler o teu post e por isso já não vou a tempo de participar.
Isto de ler tantos blogs às vezes tem destas coisas :(
Beijinho