Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Xarope de Mirtilos


Scroll down for English Version

Ora a saga das bagas lá continua, em casa e no trabalho!!
Já fiz compotas, montanhas de xarope, 'couro de fruta', este último publicarei brevemente :)

Tenho também andado à 'caça' de morangos islândeses, pois decobri recentemente que são produzidos a uns escassos kilometros daqui, mas a sua produção não é muito consistente... Vamos ver se tenho sorte!

Descobri ainda uma empresa familiar que produz cerejas em estufa!!! Vocês acreditam? Cerejas Islândesas? De mais! Fiquei logo o contacto do senhor, para lá passar na próxima época!!

Agora chega de histeriquices, e vamos lá ao xarope, ou cordial, de mirtilos.
O método que usei foi o mesmo para as groselhas. Mas vou recapitular...




Ingredientes
Mirtilos
Sumo de lima
Açúcar
Água


Modo de preparo
Reúnan todas os mirtilos que consigam encontrar; lavar com água abundante.
Colocar num tacho; cobrir com água. Não exagerar na quantidade de água, apenas o necessário para que fiquem cobertos.
Levar ao lume e deixar levantar fervura, reduzir e deixar cozer em lume brando uns 5 minutos.
Retirar do lume e passar por um passador de rede fina, ou pano de musselina. pressionar levemente para libertar todo o sumo que conseguirem.
Medir o liquido obtido.
Por cada litro de sumo, usem 900gr de açúcar, e sumo de 2 limas.

Colocar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume até levantar fervura, e até que açúcar esteja dissolvido. Não deixem cozer demasiado, caso contrário obterão geleia!!

Filtrar um vez mais, para eliminar qualquer impureza. Ainda quente, verter para garrafas esterilizadas. Selar bem.
Pasteurizar para que o xarope se conserve durante mais tempo!

Desfrutem, diluído em água e com umas pedrinhas de gelo!



English version

Blueberry Cordial


Ingredients
Blueberries
Lime
Sugar
Water

Methode
Gather as many blueberries as you can find; rinse well trough.
Place the berries in a pan with water, just until they are covered.
Bring to boil, reduce the heat and simmer for 5 min.
Remove from the heat, and strain gently trough a fine mesh or cheese cloth, getting as much juice as you can.
Measure the obtained liquid.
Now, for each liter of juice you will need 900gr of sugar, and the juice from 2 limes.

Place all the ingredients at once in a large pan, and bring to boil, letting all the sugar to dissolve completely.
Do not boil it for long, otherwise you will end up with some jelly!
Strain it once more, to get rid of some impurities.
Store in some sterilized bottles while hot, and seal well.
If you want to keep it for long, you will have to pasteurize the bottles.

Enjoy, solved in water with some ice!



12 comentários:

Manuela disse...

Pami,
Já estava à espera da próxima receita com mirtilos e não podia ser mais refrescante. Que sorte que aí haja tanta fartura que dá para fazer tantas receitas. Obrigada por partilhares connosco que assim vamos saboreando virtualmente.
Bjnhos

Marmita disse...

Que máximo, adorei a receita só tenho pena que aqui ao pé de mim os poucos mirtilos que arranje são uma fortuna! Grande dica para as prendas de natal :) beijo

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Que boa ideia (até já a transmiti a uma pessoa que também tem muitos mirtilos)
Bjs
PS Essa de haver cerejas em estufa...

Joana disse...

Ficou com óptimo aspecto :)
Infelizmente aqui os mirtilos não abundam! :P
Um beijinho

Inês Ginja disse...

Pammi, adorei!
A Mané mandou-me um mail a contar desta tua receita e não resisti a vir espreitar :)
Adoro mirtilos e tenho uns quantos congelados. Esta receita pareceu-me perfeita para desfrutar em dias quentes :)
Que bom essa fartura de mirtilos!
Um beijinho grande.

Miss Vite disse...

Que cor lindaaa! *

Ondina Maria disse...

hmmmmm.... os mirtilos que sairam do meu arbustinho já estão reservados para um gelado. Mas olha que este xarope também me está a tentar. De qualquer forma já quardei a receita, não vá mudar de ideias nos entretantos :)

frango do campo disse...

quem me dera ter muitos muitos mirtilos :) são tão bons :)
uma excelente sugestão para usá-los :) beijinho

Romy Almeida disse...

Eu adoro frutos vermelhos :)
Esse xarope deve ter ficado uma delicia... adorei :D

Bjs

Unknown disse...

Que delícia de bebida...

Beijinhos e boa semana.

inês do crasto disse...

Olá Pami :)
Estou a gostar desta saga dos xaropes, pena que a época destas frutas se esteja a acabar! Será que a receita resulta bem com frutas mais "outonais", como as uvas?

Beijinhos,
Inês

Lenita disse...

Pami estou encantada com os teus xaropes.
Tenho uma panela com camarinhas cozidas e ai fazer mais geleia, agora fiquei com vontade de fazer xarope!
Que boas partilhas estas.
Cerejas de estufa e na Islândia... de facto não imaginava ser possível!
Podias colocar aqui umas fotos da paisagem com os mirtilos e groselhas, deve ser tão lindo!
Bjs