Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Convidei para jantar... O 'cozinhador' João Carlos Silva



O projecto 'Convidei para jantar', da autoria da querida Ana do Anasbageri, já vai na segunda edição, depois do enorme sucesso da edição-estreia, onde tema escolhido foi personagens de livros ou filmes; chega-nos a segunda edição desta vez a decorrer em casa da Suzana, do delicioso blog Gourmets Amadores.
O tema escolhido para esta edição foi um Chef/ Cozinheiro que nos tenha marcado ao longo da vida.
Até dia 16 poderão ainda participar nesta edição, vejam os links em cima, para obterem mais informações acerca deste desafio.



Agora o meu convidado,


Estávamos salvo o erro no inicio dos anos 2000 quando descobri este grande poeta da gastronomia. Os seus programas de culinária, passavam ao fim-de-semana na rtp. 
Deixava-me colar ao ecrã, admirando a forma poética e digna como este senhor tratava a comida, o carinho na sua forma única de cozinhar... 
A sua 'cozinha' sempre improvisada, era ao ar livre nas Roças São Tomenses, dando ainda mais ênfanse, e um certo exotismo às suas palavras que tão naturalmente lhe saíam do coração; lembro-me dos seus gestos graciosos e sentidos, visivelmente transmitidos aos seus cozinhados...

'Cozinhar é como fazer amor', dizia ele, '(...)cozinhar é um acto de sedução. Mas da mesma forma que a rotina no amor esgota uma relação, também não se pode cozinhar de uma única maneira. É preciso criatividade e imaginação, tanto no amor como na cozinha. Para quem ainda não deu por isso, verá que são dois óptimos complementos....'

Modestamente auto intitula-se um 'cozinhador', não está nestas lides pelo mediatismo ou fama, João Carlos Silva é apenas um poeta que mantém um romance com a cozinha.  
 
João Carlos, foi uma forte inspiração para mim, ele abriu-me os olhos e o coração para os prazeres da gastronomia!

Quanto à ementa escolhida, não foi fácil, depois de muitas voltas, lá me decidi a preparar com carinho uma sopa de peixe à minha moda, para que o João Carlos pudesse provar a minha sopa de peixe, que no fundo nem tinha receita; cada vez que a faço, há sempre uma alteração ou outra, dependendo das ervas e peixes disponiveis :) 



Serve 2 pessoas
Ingredientes
1 cebola
2 dentes de alho
um fio de azeite
2 tomates sem pele
2 c.sopa de polpa de tomate
1/2 pimento vermelho
1/2 malagueta vermelha
200gr de pescada limpa
300ml de água
200ml de vinho branco 
1 c.sopa de manteiga
1 c.há de manjerona 
1 c.chá algas dulse
2 c.sopa de flocos de coco 
sal a gosto
(se tiverem salsa fresca à mão juntem também um raminho) 

Faz-se assim

(a escrita da receita foi inspirada no estilo do querido João Carlos Silva)

Inspirando tranquilidade, pegamos num tacho onde colocamos uma bela cebola e dois dentes de alho, tudo picadinho; regar como um fio de azeite e deixar casar juntinho.

À festa juntamos também os tomates, sem pele, cortados em cubos; o pimento também em cubos; a polpa de tomate assim como a malagueta cortada às rodelas que é para aquecer o clima dentro do tacho.
Agora, que já fizemos a cama para o nosso peixinho, vamos junta-lo com muito carinho, envolvendo bem, deixando ali tudo a namorar bem juntinho. Vamos também adicionar uma colherzinha de manteiga e a manjerona para dar ambiente.
Assim que o peixe esteja bem envolvido neste maravilhoso suco do nosso refogado, regamos com o vinho e água; e salpicamos com as algas dulse. Rectificar sal.
Agora vamos tapar o tacho e deixar o peixinho em harmonia com os deuses durante uns minutos até que comece a ferver. Em levantando fervura deixar cozer cerca de 5 minutos.
Finalizar adicionando os flocos de coco.

Desfrutem com prazer! E façam o favor de serem felizes!





14 comentários:

Tapas disse...

Muito bom.tambem publiquei um chili esta semana de Arder na boca.;)
Http://tapasnalingua.blogspot.com

Marmita disse...

Olá, adorei o teu convidado lembro-me bastante de ver o programa deste senhor e toda a energia que ele transmitia pelos ingredientes e pela sua terra. Boa escolha.. é engraçado ver as diferentes escolhas de todas nós :)

Gisela disse...

Gosto imenso do teu convidado, e gostava muito de ver os seus programas na TV. Esse Sr faz um bolo de chocolate que é uma perdição, já o fiz várias vezes.
A sopa de peixe foi uma excelente escolha, ele vai adorar
Um beijinho

Vera Ferraz disse...

Fico sempre rendida com as tuas fotografias!
Gostei da receita, da sua simplicidade e claro, tento seguir o teu conselho todos os dias!!!
Ser feliz!!
Bjinhos

São Ribeiro disse...

ADOREI ESSE SOPA E FIQUEI COM VONTADE DE APARECER NESSE JANTAR..
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Ondina Maria disse...

uma sopa com cores de verão :)

Mónica Silva disse...

Quem nao gosta de uma sopa de peixe :) que óptimo aspecto.

Beijinho

MissB disse...

Hummmm que tentação... deve ficar uma verdadeira delicia!

Beijinhos MissB
http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

Alice disse...

Olá Pammy Sami:)
Ainda bem que foste ter comigo, pois adorei ter chegado aqui!! Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que as tuas fotografias estão fantásticas:)
E fiquei deliciada com a escolha do teu convidado, assim como com a tua escrita da receita! Acho que essa sopinha de peixe lhe agradaria muito, feita com uma dose tão grande carinho que resultou numa taça bem vibrante e apetecível!! Gostei do toque exótico do coco:)
Um beijinho e obrigada pela simpatia:)

Inês Ginja disse...

Parabéns pela escolha. Este simpático cozinhador prendia-me sempre ao ecrã, com a sua energia e carinho pelos ingredientes, um poeta da culinária. Muito bem escolhida a receita, e as fotos estão belíssimas. Fico rendida sempre, ao teu bom gosto.
Um abraço.

Dulce Caldeira disse...

Gostei muito da tua escolha, adoro uma boa sopa de peixe, estou certa que o teu convidado irá apreciar.
O carinho é um factor determinante para o sucesso dos pratos;)
Um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Olá Pammy,
Apesar de não conhecer esse "cozinhador" já fiquei inspirada ao ler o teu post, gostei muito da forma como descreveste a receita e principalmente do resultado final, uma deliciosa sopa de peixe!! QUe maravilha!
Fiquei bastante curiosa com os flocos de côco...
Beijinhos e boa semana

anasbageri disse...

Pammy,
Tb não o conheço mas as tuas palavras deixaram-me tão curiosa!! Vou já pesquisar! A forma como descreves a preparação da sopa qs me faz adivinhar as suas palavras e voz. È realmente uma participação magnifica :)
Já deixaste o teu link no post da Suzana?
bjs e boa semana

Manuela disse...

Gosto muito de sopa de peixe e achei a foto da tua uma maravilha. Também gosto muito deste senhor, do seu geito manso de falar e da ternura com que se relaciona com os alimentos. Tenho saudades de ver os seus programas!
Bjnhos