Páginas

domingo, 31 de Janeiro de 2010

Salada de Grão-de-bico e bacalhau



Mais umas das receitas muitas receitas que marcaram a minha infância.
Muitas vezes na minha rotina diária surgem me assim lembranças de sabores e cheiros de outrora, e às tantas quando dou por mim estou a viajar no tempo revivendo essas frescas memórias de liberdade e inocência...  
Para 4 pessoas
Ingredientes
800 gr. Grão-de-bico cozido
4 postas de bacalhau
1 cebola picada
1 raminho de salsa picada
Sal, azeite e vinagre q.b.

Modo de preparo
Coze-se o bacalhau até que este se comece a querer soltar das suas espinhas; deixa-se arrefecer um pouco, retiram-se as peles e desfia-se, reserva-se.
Numa tigela grande misturamos o grão, o bacalhau, a salsa e a cebola picada. De seguida é só temperar a gosto com sal azeite bom e vinagre. Servir morno ou frio.
Bom Apetite, Boas memórias!

sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010

Produtos da Época

Produtos da época são mais económicos, saborosos e nutritivos.

Peixinho do João Carlos Silva


Retirei esta receita do livro Na roça com os tachos do mestre João Carlos Silva, um cozinheiro, um artista, um poeta, uma pessoa apaixonada por aquilo que faz!..
Na receita original o peixe utilizado é o bacalhau; aqui na Áustria é muito difícil encontrar esse maravilhoso peixe, desta forma substitui-o por filetes de pescada e o resultado é também delicioso.
Para 4 pessoas
Ingredientes
4 postas de peixe
200 ml leite de côco
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1 tomate em cubos
Meia malagueta vermelha fresca
1 folha de louro
Azeite e sal q.b.
Modo de preparo
Num tacho largo fazemos um refogado com azeite, cebola, alho e tomate. Em seguida adiciona-mos a malagueta às rodelas, a folha de louro e um pouco de sal. Deixar a ligar um bocadinho. Juntar o leite de coco e envolver bem.
Agora que está feita a cama, vamos colocar o peixe sobre este preparado e deixar assim a namorar, tapado, 10 a 15 min. dependendo do peixe que estamos a usar… Servir quentinho, regado com bastante molho. Hhmmmm..
Costumo acompanhar esta receita com batata-doce temperada com uma pitadinha de noz-moscada.

quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Asia Noodles com Shiitake e Ostreatus



Começando pelo Shiitake é um cogumelo Asiático muito bom, com um sabor e consistência únicos. Possui ainda inúmeros benefícios para a saúde (para mais informação vejam na Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Shiitake). A sua produção caseira também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, requer muita paciência e claro um bocadinho de espaço. Depois se alguém estiver interessado posso passar mais informação acerca deste assunto J. O mesmo se aplica para os cogumelos ostra. A cerca destes últimos, possuem também propriedades benéficas para a saúde, e são igualmente muito nutritivos e proteicos.
Aqui fica uma sugestão:
Para 4 pessoas

Ingredientes
 250 gr. Noodles de ovo (asiáticos)
1 pimento vermelho grande
6 cebolinhas novas (com a rama) Spring onions
200 gr. Cogumelos Shiitake
200 gr. Cogumelos Ostra
1 c.sopa de óleo de sésamo
2 dentes de alho esmagados
1 c.sopa bem cheia de gengibre ralado
1 mão cheia de cebolinho picado
1 chávena pequena de caju inteiro
Meio copo de molho de soja
Sal a gosto


Modo de Preparo
Num tacho com água fervente, cozinhar ligeiramente os noodles por 3 min; escoar e reservar.
Cortar o pimento em duas metades, limpar sementes e membranas, em seguida  e corta-lo às tiras.
Cortar cebolinhas e cogumelos, reservar.
Num wok, aquecemos o óleo agitando levemente para que este revista toda a sua superfície.
Adicionamos agora o alho e a cebolinha, mexendo sempre até que estes comecem a libertar o seu aroma. Em seguida junta-mos o pimento vermelho, os cogumelos e uma pitada de sal, ir mexendo sempre até que os cogumelos fiquem dourados.
À mistura anterior adicionamos agora os noodles, o cebolinho, os cajus e o molho de soja.
Cozinhar por mais algum tempo até que os noodles absorvam o molho. Misturar tudo muito bem.

Nota: Receita inspirada em Gourmet Vegetarian de Jane Price.

sexta-feira, 22 de Janeiro de 2010

Guacamole Grill

Adoro, adoro, adoro esta receita! Ok, sabe bem especialmente no Verão, mas talvez para me esquecer deste tempo gelado e incómodo decidi fazer esta receitinha para relembrar os bons belos tempos dos Verões Ibéricos …
Notas Iniciais: Em Portugal tinha sempre a oportunidade de grelhar na churrasqueira das traseiras da casa dos meus pais , aqui à falta de tais condições há que improvisar com uma daquelas frigideiras anti-aderentes!
Ingredientes:
1 beringela grande
1 courgette grande e tenra
250 de tofu fumado
Sal fino e azeite q.b.
Modo de Preparo
Conservando a casca, cortamos a courgette e a beringela aos palitos mais ou menos da grossura do dedo indicador; procedemos do mesmo modo com o tofu fumado, salpicar tudo com sal fino.
No caso de terem um grelhador por perto, grelham-se os vegetais e o tofu de ambos os lados até ficarem tostadinhos – Reservar.
Caso não tenham acesso a um grelhador o processo será também simples: Numa frigideira anti-aderente passamos levemente um pincel com um bocadinho de azeite apenas no fundo.
Depois é só também ‘grelhar’ os vegetais e o tofu de ambos os lados até ficarem tostadinhos com bom aspecto – Reservar.
Ingredientes para o Guacamole
1 abacate maduro
1 tomate médio
1 dente de alho
1 cebola pequenita
Sumo de  ½ limão
Sal fino, pimenta e azeite a gosto
Modo de Preparo
Pelar o tomate e limpar as sementes; descascar o resto dos ingredientes e mistura-los do mixer ou com a ajuda da varinha mágica. Temperar a gosto com sal, pimenta, sumo de limão e azeite, voltar a misturar.
Servir com o preparado da receita anterior; ir mergulhando os vegetais e tofu no molho à medida que se vai comendo e apreciando!
Buen Apetito

terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

Burgers de Lentilhas e Grão de bico





Receita baseada no livro Gourmet Vegetarian de Jane Price.

Ingredientes
250 gr. Lentilhas cor-de-laranja
425 gr. Grão-de-bico pré cozido
2 Cebolas médias picadas
1 c. sopa de Tandoori masala
1 c. sopa de gengibre fresco ralado
1 ovo
3 c. de sopa de salsa picada
2 c. de sopa de coentros picados
Azeite q.b.
Pão ralado e farinha q.b.

Modo de Preparo
Cozinhar lentilhas em água fervente até que estas fiquem macias, escoar bem e reservar.
Aquecer um pouco de azeite numa frigideira grande, refogar a cebola até ficar macia. Adiciona-se a Tandoori e mexe-se suavemente até sentirmos a fragrância.
À mistura anterior adiciona-se o grão-de-bico e as lentilhas, misturar bem. Em seguida, retira-se do lume, e com a varinha mágica reduz-se tudo a puré.  Deixar arrefecer.
Transferir o preparado anterior para uma taça grande, onde de seguida adicionaremos a salsa e os coentros. Misturar bem. Adicionar pão ralado pouco a pouco até que seja obtida uma boa consistência para que possamos moldar os burgers.  Dividir a mistura em 10 porções.
Moldar o preparado de forma a obtermos uns belos burgers. Se necessário polvilhar com farinha.
Numa frigideira anti-aderente, levemente untada com azeite passaremos a grelhar/fritar os burgers 3 a 4 minutos de cada lado.  


Notas:
Acompanhei esta receita com um simples arroz basmati salpicado com cominhos; e uma salada de pimentos vermelhos e cenoura ralada temperada apenas com óleo de semente de abóbora.
Bom Apetite

segunda-feira, 18 de Janeiro de 2010

Tarte de Maça da Hippa


Lá fora, mais conhecida por flognarde de maça,  esta receita acompanha-me desde infância. Estava presente em todas as festas, em todas as ocasiões especiais.. Toda a gente adorava esta especialidade da minha mãe! A famosa tarte passou mesmo a ser carinhosamente chamada tarde de borracha da tia Leonor pela sua inconfundível consistência. 
Ingredientes
 ½  chávena de açúcar
1 chávena de farinha
2 chávenas de leite

4 ovos inteiros
2 a 3 maças descascadas e fatiadas


Modo de preparo
Aquecer o forno a 180 ºC, e untar forma redonda ou mesmo um pirex.
Descasam-se as maças e cortam-se às fatias no sentido vertical; reservar.
Misturar a farinha com o açúcar.
Partir os ovos um a um para um outro recipiente e ir mexendo sempre com a ajuda de uma vara de arames. A este preparado juntamos o leite pouco a pouco e mexendo sempre até obtermos um preparado líquido homogéneo.
Sobre o preparado liquido peneiramos a mistura de farinha e açúcar, mais uma vez mexendo sempre até ficar tudo misturadinho.
Verte-se a mistura para a forma, e dispõem-se cuidadosamente as fatias de maça sobre toda a tarte.
 Levar ao forno cerca de 45 min. a 180ºC.
Nota: A massa ficará obrigatoriamente líquida.



domingo, 17 de Janeiro de 2010

Go green!


Poupar dinheiro poupando a natureza!
Podemos tornar-nos mais conscientes também no que toca às praticas da cozinha, por isso deixo aqui algumas sugestões.

1) Antes de mais vamos tornar-nos consumidores conscientes e procurar saber de onde vêm os alimentos que consumimos; haverá mesmo necessidade de comprarmos um produto que viajou centenas de kilómetros por terra e mar, quando temos acesso a um outro exactamente igual (pode não estar tão retocado e abrilhantado) que vem do nosso país? Além disso vamos dar preferencia aos produtos biológicos!



2) Será que temos necessidade de comprar tanta comida plastificada, embalada, mumificada?? Por favor vamos tornar-nos conscientes, vamos optar por produtos a vulso ou em ambalagens grandes. E se os supermercados são teimosos e não nos deixam trazer as frutas e legumes sem saquinho, passamos a ir ao mercadinho local/municipal onde não existem essas restrinções! E muitas vezes podemos ainda falar directamente com os produtores. Os outros famosos saquinhos das compras há que leva-los de casa, optando sempre por sacos reutilizaveis. Hoje em dia existem inumeros de todas as formas e feitios..


3) Vamos evitar as refeições pré-confeccionadas, algumas são autenticos cocktails de quimicos, isto já para não falar no exagero de plástico e cartão em que vêm embrulhadas! Em casa quando cozinhamos podemos sempre faze-lo em maiores quantidades e guardar no frigorifico/congelador; o valor da energia dispendida na confecção será o mesmo!


4) De certo acabaremos sempre por produzir algum lixo, mas livremo-nos dele de forma consciente. Reciclar não custa nada, podemos improvisar uma estaçãozinha de reciclagem caseira com caixotes e baldes! Usem a vossa imaginação! Os restos organicos podemos sempre composta-los, mesmo numa varanda de cidade (num recipiente próprio ou mesmo num balde)! Esse composto poderá depois ser usado para as plantas da casa. Usem a imaginação!



5) Na caixa de correio coloquem um autocolantezinho: Publicidade aqui não! Penso que estes se encontram disponiveis nos postos ctt. (eu improvisei o meu e também dá resultado!).

6) Tenham perferencia pelos detergentes amigos do ambiente livres de phosphatos, em Portugal exitem algumas marcas que aparecem já nas grandes superficies como a Ecover http://www.ecover.com/pt/en/default_home.aspx

7) A máquina de lavar loiça não é assim tão Ineficiente! Uma vez cheia e procurando usar o programa mais eficiente poderemos poupar imensa água! http://www.gizmag.com/dishwashers-save-water-hand-washing/11410/

8) O papel de cozinha, o papel higiénico  têm também solução, vamos usar exclusivamente papel reciclado, não necessitamos de cores e cheirinhos! Quanto mais simples menos quimicos, menos transformação logo mais amigo do ambiente!


9) Vamos aquecer só o que necessitamos! Ex. para quê aquecer tanta água na chaleira (electrica ou não), se não a usarmos toda? E por que não desligar o forno um bacadinho antes de o cozinhado estar pronto? são estas pequenas coisas qu efazem a diferença!


10) Ervas sempre à mão! Mesmo se morármos numa cidade podemos ter sempre uma colecçãozinha de ervas aromáticas sempre à mão, nada que alguns vasos e terra não resolvam. Ficamos com uma ambiente mais agradável em casa e podemos usufruir das nossas ervinhas sempre que necessitamos!

Pasteis de grão de bico


Estes pasteis foram uma ideia que surgiu para os lanches quando fazemos longas caminhadas, saciam mesmo e dão muita energia para esses dias de hiking nas montanhas :-)

Ingredientes
* 800gr grão de bico cozido
* 1 embalagem de massa folhada rectangular
* 1 cebola média
* 1 c.sopa bem cheia de cominhos
* 1 c.chá grand masala
* sal, pimenta e azeite q.b.

Modo de Preparo
Ligar forno a 200ºC
* Escorrer o grão de bico, reservar
* Fazer refogado com a cebola picada e azeite; juntar os cominhos, assim que estes libertem o seu aroma adicionar o grão de bico, envolver bem. Adicionar grand masala, sal e pimenta a gosto. Se necessário adicionar também um pouco de água. Deixar ligar bem cerca de 5 min.
* Retirar do lume e passar com a varinha mágica; deixar arrefecer.
* Desenrrolar a  massa folhada e cobri-la uniformemente com o preparado de grão de bico, depois disto enrolar cuidadosamente a massa; cortar este rolo às fatias, e o resultado serão uns belos caracóis.
* Dispor os pasteis num tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno cerca 15-20 min.

Bom apetite e boas caminhadas ;-)

Arroz-doce de Laranja


Bem, esta receita foi uma adaptação do tradicional arroz-doce da minha mãe.. É uma receita que deve ser servida quentinha ou morna e por isso encaixa-se perfeitamente nos lanchinhos de final de tarde chuvosos...
Experimentem!

Ingredientes
* 1 chávena arroz para risoto
* 3 chávenas de leite
* 1 chávena mal cheia de açúcar
* casca de uma laranja pequena
* 1 c.chá de cravinhos inteiros
* cravinho moídos e sal q.b.

Modo de preparação

* Levar o leite ao lume num tacho; assim que este começar a ferver juntar o açúcar, o arroz, uma pitada de sal, casca de laranja e os cravinhos inteiros. 
* Mexer regularmente para impedir que se agarre ao fundo.  
* Assim que terminar a cozedura, retirar do lume deixar arrefecer ligeiramente, e guarnecer com cravinho moído ( substituindo a canela da receita tradicional..).

Orange Morning :-)




Aqui fica outra sugestão para começar uma manhã repleta de cor e vitaminas...
Ou para uma daquelas pausas energizantes.. Carregador-baterias!

Para 2 pessoas

Ingredientes
* 3 laranjas sumarentas
* 2 cenouras grandes

Modo de Preparação
* Partir as cenouras em pedaços pequenos; descascar as laranjas e separar os gomos. 


* Deitar todos os ingredientes na máquina de sumos. Verter o preparado para 2 copos e servir..

Nota: Pode ser servido com gelo picado (bem esta sugestão só para os dias mais calorosos ;-)

Smoothie Pera Gengibre




Para começar o dia com toda a força...
O consumo de gengibre cru é extremamente saudável! Um suave balanço entre o doce da pêra e o travo picante do gengibre... hmmm.. o resultado é óptimo..

Para 2 pessoas

Ingredientes
* 2 pêras grandes descascadas
* Sumo de 4 laranjas
* Pedacinho de gengibre (tamanho de um polegar)


Modo de Preparação
* Deitar todos os ingredientes na máquina de sumos ou no mixer da cozinha, reduzir tudo a um puré fluido.
* Dividir o preparado em 2 copos e servir... E o aconselhável é servir de imediato.

Tarte Snikers


Dei o nome de tarte snikers a esta tarte pela semelhança de sabor entre ela a conhecida marca de chocolates.. Para amantes de amendoins aqui fica:

Ingredientes

* 50gr.Chocolate de culinária em barra
* 50gr.Margarina amolecida
* 50gr.Açúcar mascavado
* 2 ovos
* 100gr. farinha de trigo
* 4 c.sopa de cacau em pó
* 100gr. amendoins descascados
* 6 c.sopa nutela (ou outro creme de avelã e chocolate)
* 6 c.sopa de manteiga de amendoim

Modo de Preparação
*Derreter chocolate em banho-maria; à parte misturar o açúcar com a margarina e de seguida os ovos inteiros; incorporar nesta mistura o chocolate previamente derretido.
*Ao preparado anterior adiciona-se agora a farinha e o cacau peneirados, mexer muito bem até formar uma mistura homogénea.
*Incorporar no preparado anterior os amendoins ligeiramente triturados fazendo com que esta massa se torne consistente.
*Verte-se a massa para uma tarteira redonda previamente untada, procurando que esta fique uniforme.
*Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

*Desenformar e deixar arrefecer*

*Barrar a tarte com a nutela e com a manteiga de amedoim, tentado misturar a cobertura com um palito (por exemplo), de forma a criar um padrão atractivo.
Pode ainda decorar-se a tarte com alguns amendoins.

 

Folhados Ricota-Espinafre


Ingredientes
* 1 embalagem de ricota (250gr)
* 1 molho de espinafres (cerca de 1kg)
* 1 embalagem de massa folhada rectangular (cerca de 300g)
* 200 gr. mozarela ralada
* 1 cebola grande
* 2 dentes de alho
* azeite q.b.
* sal, pimenta e mangerona q.b. 
* 2 c.s. pinhões
* margarina e farinha para untar

Modo de Preparo
* Lavar bem os espinafres e cozer em água abundante cerca de 5 min. Escorrer bem e reservar.
* Picar cebola e alho, de seguida juntar num tacho grande e refogar em azeite; assim que fiquem douradinhos juntar os espinafres e envolver. Temperar com sal e pimenta.
* Adicionar a ricota, mexendo sempre até ficar completamente envolvida. Adicionar mangerona a gosto.
* Por fim adicionar a mozarela ralada e envover tudo novamente até obter uma mistura uniforme. Retirar do lume e deixar arrefecer.


Aquecer forno a 200 ºC

* Enquanto aguardamos que o nosso recheio arrefeça, vamos tratar das bases...
* Untar forma, eu uso sempre a forminha dos muffins.

* Desenrolar a massa (comvém que esta seja rectangular), cortar em 12 quadradinhos iguais.
Forrar com esta massa as doze forminhas, deixando as pontas a cair para fora.
* Tendo o recheio entretanto esfriado vamos dividi-lo pelas 12 forminhas; salpicar com pinhões e aconchegar a massa da base para dar um bom aspecto ;-)
Levar ao forno cerca de 15-20 min, servir morno hmmm..


Nota: Esta receita fica também deliciosa com atum, juntanto simplesmente uma lata de atum escorrido ao preparado do recheio.